BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Araucaria heterophylla (Salisb.) Franco
Nome comum
araucária-de-norfolk, araucária, pinheiro-de-norfolk
Tipo de origem
Origem

Espécie endémica da ilha de Norfolk (Oceânia).

Habitat

Forma florestas naturais, subtropicais, no interior da ilha de Norfolk (Parque Nacional), juntamente com árvores angiospérmicas e fetos arbóreos.

Folha
Porte
Tronco
Autor
(Salisb.) Franco

Descrição

Árvore sempre-verde, de porte piramidal, atingindo 50 m de altura, com tronco direito. Com casca que se desprende em placas finas. Ramos principais horizontais, dispostos em verticilos regulares de 4 a 7. Ramos secundários horizontais e pendentes, densamente cobertos de folhas lineares que se dispõem em todas as direcções; as adultas imbricadas e curvadas de forma ovado-triangular, com cerca de 6 mm de comprimento e extremidade dura. Folhas juvenis de 8-12 mm de comprimento, pontiagudas, curvadas, de cor verde-brilhante. Inflorescência em cones, os masculinos alargados com cerca de 3 cm de comprimento, castanho-amarelados ou roxos, com numerosas escamas imbricadas; cones femininos subglobosos. Os frutos são pinhas ovóides ou globosas, erectas, de 10 a 15 cm de comprimento, com escamas que terminam numa ponta larga triangular, recurvada para trás. Sementes aladas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
imbricada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Existem muitos exemplares de porte excecional em Portugal. O nome do género, Araucaria, provém da região de Arauco (Chile), onde se descobriu a primeira espécie, e onde servia de alimento aos nativos, pelas suas sementes serem comestíveis. O nome heterophylla, do grego, significa vários tipos de folhas, alusivo à diferença entre as folhas jovens e adultas.

Propaga-se por sementes, as quais devem ser semeadas logo após a colheita. Pode multiplicar-se por estaca e por enxerto. Suporta todos os tipos de solo, com excepção dos salgados, suporta temperaturas até 0º C, e é altamente resistente aos ventos.

Aplicações

A sua madeira é fácil de manusear. É apreciada na construção naval, especialmente em mastros, devido ao facto de apresentar o tronco direito. É também utilizada em marcenaria interior, contraplacados, pastas de papel e gravuras.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com