BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Hibiscus rosa-sinensis L.
Nome comum
rosa-da-china, rosa-da-china, hibisco, pacífico
Tipo de origem
Origem

China e Ásia Tropical.

Habitat

No seu loca de origem cresce em matas expostas. Não suporta temperaturas muito frias.

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto ou pequena árvore sempreverde de 2-3 m de altura, com folhas de ovadas a amplamente lanceoladas, de cor verde lustroso, dentadas de forma irregular. Flores simples ou dobradas, solitárias, com epicálice de 6-9 segmentos lineares. Pétalas de 6-12 cm de comprimento, de cor roxa ou rosada (outras cores nas variedades). Coluna estaminal saliente, de aspecto petalóide (semelhante a pétala) nas formas das flores dobradas. O fruto é uma cápsula ovóide, rodeada pelo cálice persistente.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
vermelho
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Planta muito utilizada em jardins pela beleza das suas flores, cultivada desde a antiguidade, sendo duvidosa a sua origem. Actualmente é considerada um símbolo dos países tropicais. Distingue-se facilmente da rosa-da-síria (Hibiscus syriacus), pelas suas folhas grandes e lustrosas, flores mais vistosas e grandes, com cerca de 10-12 cm de diâmetro, de cores muito variadas, com uma coluna de estames que ultrapassa as pétalas; estigma muito vistoso. Existem mais de 100 variedades com flores simples, semidobradas ou dobradas, às vezes com folhagem variegada: ‘Snow Queen’, ‘Norman Lee’, ‘President’, ‘Fijian White’, ‘Orange Eye’, ‘Koniger’, ‘Apricot’, etc.

Aplicações

A riqueza em mucilagem dos tecidos de algumas espécies, faz com que se empreguem com fins medicinais. Os Asiáticos utilizam a decocção da casca do Hibiscus syriacus L. como vermífugo (vermicida) e para tratamento de certas dermatoses; a infusão das flores é também usada para lavagens de olhos inflamados (anti-inflamatório), sustem hemorragias, e é aplicada ainda contra vertigens. Pela beleza das suas flores, algumas espécies de hibiscos são cultivadas como ornamentais em jardins e arruamentos.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com