BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Ageratina ligustrina (DC.) R.M.King & H.Rob.
Nome comum
eupatório
Tipo de origem
Origem

Sul da América do Norte e América Central, do México até à Costa Rica.

 

Habitat

Solos húmidos, clareiras de florestas tropicais.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(DC.) R.M.King & H.Rob.

Descrição

Arbusto que pode atingir os 5 m de altura. Caules lenhosos, cilíndricos e estriados, com 2 a 4 mm de diâmetro, castanho-acinzentados, glabros. Folhas opostas, membranáceas ou algo coriáceas, pecíolo com 5 a 15 mm de comprimento, glabro; limbo lanceolado, com 4-10 cm de comprimento por 2-4 cm de largura, ápice agudo ou acuminado, margem inteira ou serrilhada a partir da parte mediana da folha, base acunheada com bordos revolutos; páginas, inferior e superior, glabras, glandulosas, com nervação pinulada. Flores reunidas em numerosos capítulos com 8-9 mm de comprimento, pedicelos pubescentes; invólucro cobrindo menos de metade da base da corola; brácteas dispostas em 3 séries; corola com cerca de 5 mm de comprimento, branca, glabra. Os frutos são aquénios com cerca de 3 mm de comprimento, algo pilosos no ápice, com sedas brancas. 

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Julho
Fim de Floração
Setembro
Inflorescência
capítulo
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Janeiro
Observações

O restritivo específico, ligustrina, é alusivo às semelhanças das suas folhas com algumas espécies de ligustros (Ligustrum spp.)

Aplicações

As folhas são utilizadas na Guatemala para tratamento de diabetes e malária. Muito apreciado como ornamental em parques e jardins pela sua intensa floração.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com