BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Pleroma urvilleanum (DC.) P.J.F.Guim. & Michelang.
Nome comum
tiboquina, quaresmeira-anã-roxa, quaresmeira, quaresmeira-anã, aranhas
Tipo de origem
Origem

América do Sul (originária do Brasil).

Habitat

Floresta tropical do sul do Brasil.

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
(DC.) P.J.F.Guim. & Michelang.

Descrição

A Pleroma urvilleanum é um arbusto ou pequena árvore com cerca de 1 a 4 m de altura, tardiamente caduca (marcescente). Os ramos são quadrangulares, as folhas ovado-elípticas ou lanceoladas, com 4 a 12 cm de comprimento por 2 a 5 cm de largura, com 5 a 7 nervuras, margem inteira e ápice acuminado, base obtusa ou arredondada e pecíolos com 5 a 20 mm de comprimento. Inflorescências terminais com cerca de 8 a 15 cm de comprimento, tipo cimeiras simples; cálice com os lóbulos lineares, com 12 a 15 mm de comprimento, caduco; corola com 5 pétalas, purpúreas, 25 a 40 mm comprimento; estames dimórficos. Os frutos são cápsulas deiscentes no ápice.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
Ínicio de Floração
Julho
Fim de Floração
Setembro
Inflorescência
Cor da Flor
violeta
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Novembro
Observações

O género Pleroma compreende cerca de 170 espécies distribuídas pela América Central e América do Sul. Devido à imensa utilização como espécie ornamental, existem diversas cultivares resultantes de cruzamentos entre espécies utilizadas como ornamentais, sendo por vezes difícil identificá-las. Naturalizada na América do Sul e Nova Zelândia.

Aplicações

Pleroma urvilleanum é uma espécie muito utilizada como ornamental em parques e jardins, sendo cultivada em locais quentes. Muito atrativa pela sua folhagem macia e vistosas flores roxas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com