BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Prunus domestica L.
Nome comum
ameixeira, ameixoeira, ameixieira
Tipo de origem
Origem

Sudeste da Europa (Cáucaso) e sudoeste da Ásia.

Habitat

Rara no estado silvestre. Ocorre em terrenos abertos e solos húmidos, sendo cultivada por toda a Europa.

Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

A espécie Prunus domestica  é uma árvore de até 10 m de altura. As cultivares possuem os ramos subfastigiados e inermes, as plantas silvestres frequentemente são um tanto espinhosas, muitas vezes com rebentos na raiz. Os raminhos cinzento-acastanhados, possuem folhas pediceladas, oblongo-lanceoladas, densamente pubescentes a subglabras na página inferior. As flores possuem pétalas brancas. O fruto é uma drupa globosa a oblonga, purpúrea, vermelha, amarela ou verde, doce ou ácida, não adstringente; endocarpo um tanto rugoso.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrilhada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

É, muito provavelmente, um híbrido derivado do abrunheiro-bravo, Prunus spinosa, e do Prunus cerasifera, que crescem conjuntamente no Sudeste Europeu e na Ásia Ocidental. A ameixeira é cultivada desde tempos remotos no Médio Oriente. Dela deriva o abrunheiro, Prunus insititia, com frutos bastante pequenos, globosos, geralmente de cor azul-escura ou púrpura.

Aplicações

A “amêndoa” dos caroços da ameixeira, contém ácido cianídrico, que pode ser perigoso. A ameixa fresca contém 84% de água, entre 8 a 11% de glúcidos, 1,5% de ácidos orgânicos, uma quantidade notável de provitamina A, os minerais clássicos e um pigmento. A ameixa seca, tem uma percentagem de glúcidos de cerca de 60%, dos quais 44% são açúcares, tornando-se assim um alimento de elevado valor energético, tónico e depurativo e um laxante de fama milenar.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com