BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Prunus armeniaca L.
Nome comum
damasqueiro, albricoqueiro, alperceiro, alpercheiro
Tipo de origem
Origem

Ásia Central e China. Largamente cultivado como árvore de fruta.

Habitat

Existem povoamentos silvestres no Tibete, nas encostas das montanhas em florestas esparsas de altitudes (700 a 3000 m).

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O damasqueiro é uma pequena árvore de 3 a 6 m de altura, de copa arredondada, inerme ou algo espinhosa, glabra, exceto na flor e no fruto. Tronco recto e robusto, coberto por casca castanho-escura, algo fissurada. Raminhos vermelho-acastanhados, com folhas alternas, largamente ovadas ou suborbiculares, cuspidadas e serradas. Flores solitárias ou em fascículos de 2(6), subsésseis, de cálice piloso, pétalas com 10 a 15 mm, brancas ou rosadas, muito pálidas. As flores são hermafroditas, possuem numerosos estames e um pistilo. O fruto é uma drupa com 4 a 8 cm de diâmetro, subglobosa, aveludada, vermelho-alaranjado a amarela; mesocarpo amarelo-alaranjado e endocarpo lenticular, liso, com 3 costas finas ao longo duma das margens.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Dezembro
Observações

O damasqueiro, cujos frutos são geralmente pequenos e ácidos, cresce espontaneamente na região que se estende do Irão à Manchúria. A árvore começou a ser cultivada nos pomares chineses 3 séculos antes de Cristo. Do Extremo Oriente propagou-se à Ásia Ocidental, e, devido ao seu enorme desenvolvimento na Arménia, os Romanos chamaram-lhe Armeniacum malum, maça-da-Arménia. Citado pelos Romanos desde o séc. I, o damasqueiro foi difundido por todos os territórios invadidos da bacia mediterrânica. É actualmente uma das árvores de fruto mais cultivadas nas regiões meridionais da Europa, podendo os seus frutos ser consumidos quer frescos quer secos.

Aplicações

O damasco é um fruto de grande valor nutritivo. Especialmente rico em provitamina A, à qual se associam outras vitaminas, açúcares, sais minerais e numerosos oligoelementos, sendo, efetivamente um poderoso anti-anémico. O damasco é geralmente bem tolerado, podendo, porém, como o morango, provocar reacções alérgicas. Consumido cru, é antidiarreico, mas depois de seco e submetido à mesma preparação que as ameixas tornam-se laxante. O sumo fresco, aplicado no rosto sob a forma de loção, é um excelente tónico. A amêndoa do caroço, bastante oleaginosa, é comestível se for doce; porém é mais frequente ser amarga, contendo, nesse caso, uma substância que produz ácido cianídrico, um veneno violento. Deve ter-se a maior prudência, pois este caroço já provocou acidentes mortais, especialmente em crianças.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com