BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Lantana camara L.
Nome comum
lantana, camará, cambará, lanatana-espinhosa, camará-miúdo, camará-verdadeiro, camará-de-espinho, camará-de-chumbo, cambará-de-cheiro, cambarazinho
Tipo de origem
Origem

América Tropical: América do Norte (México) e América do Sul

Habitat

Apresenta uma ampla tolerância ecológica, ocorrendo em diversos habitats e sobre uma variedade de tipos de solos, contudo prefere zonas abertas, como orlas de florestas tropicais e terrenos baldios.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Lantana camara é um arbusto muito ramificado, sempreverde, de 30 cm a 2(3) m ou um pouco mais de altura. Possui um aroma muito penetrante e característico, semelhante ao da erva-cidreira. Possui os ramos quadrangulares, castanho-claros, providos de pequenos espinhos. Folhas opostas, muito grossas, rugosas, ovadas ou cordiformes, de margem serrada, aromáticas. Inflorescências em capítulos corimbiformes, de flores sésseis, pequenas, variegadas de amarelo, rosa, roxo ou alaranjadas, outras vezes todas amarelas, ou brancas, as externas de cor azulada. O  cálice é muito pequeno, com dois lóbulos; a corola tubular, com o tubo algo curvado e limbo com 4-5 lóbulos desiguais; 4 estames, dois deles mais curtos (didinâmicos), ocultos pela corola, e ovário súpero. Os frutos são carnudos, drupáceos, com dois caroços, no início verdes e no fim da maturação escuros.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Julho
Fim de Floração
Setembro
Inflorescência
capítulo
Cor da Flor
vermelho
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Cultiva-se com muita frequência no Este e Sul da Península. Existem inúmeras cultivares que se diferenciam pela tonalidades das flores. Entre elas destacam-se: ‘Feston rose’ com flores amarelo e rosa, a ‘Mine d’or’ com flores totalmente amarelas, a ‘Snow white’ com flores totalmente brancas, a ‘Tangerine’ com flores amarelo e laranja e a ‘Tricolor’, que apresenta flores amarelas, laranjas e rosas.

Aplicações

É considerada uma planta venenosa, sobretudo as folhas e frutos, que contêm um triterpeno pentacíclico (lantanina ou lantadeno A), produzindo fotossensibilização nos animais e colapso neurocirculatório.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com