BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Quercus palustris Münchh.
Nome comum
carvalho-espanhol, carvalho-dos-pântanos
Tipo de origem
Origem

América do Norte.

Habitat

Frequentemente encontrada em solos húmidos, mal drenados, típicos das planícies aluviais, tolerando curtos períodos de inundações.

Folha
Porte
Tronco
Autor
Münchh.

Descrição

O carvalho-espanhol é uma árvore que pode atingir 25 m de altura, raramente mais. Copa piramidal quando jovens ficando oval com a idade. Limbo profundamente fendido em 5 a 7 lobos agudos, de textura fina, verde-brilhante, escuro na página superior. Flores masculinas em amentilhos pendentes, de flores verde-amarelo-pálido. Recortes profundos e arredondados, em forma de ‘U’. Pecíolo de 2 a 5 cm. Os frutos são glandes subsésseis (1 a 1,5 cm), ovóides, com uma cúpula. Maturação bienal.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Na sua área de distribuição natural, Quercus palustris é o carvalho mais utilizado, juntamente com Quercus rubra, em arruamentos, parques e jardins, devido à sua facilidade de transplante, crescimento relativamente rápido e tolerância à poluição.

Aplicações

Esta espécie é utilizada frequentemente como uma árvore ornamental de parques e jardins. Outrora, a sua madeira foi utilizada na produção de ripas para construção.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com