BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Freylinia lanceolata (L.f.) G.Don
Tipo de origem
Origem

África do Sul

Habitat

Ocorre preferencialmente em zonas húmidas, ao longo das margens de cursos de água.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(L.f.) G.Don

Descrição

A Freylinia lanceolata é um arbusto ou pequena árvore de folhagem persistente que pode atingir 3 a 5 metros de altura. O caule é ereto e densamente ramificado desde a base. A casca é lisa e acinzentada. Apresenta ramos longos, opostos e arqueados. As folhas, de 6 a 12 cm de comprimento, são lineares, lanceoladas, totalmente ou parcialmente desprovidas de pelos, opostas e as margens são inteiras, ligeiramente revolutas e apresentam uma cor verde-claro. As flores, de tom amarelo cremoso, em formato funil, dispõem-se em cachos terminais, e são densamente perfumadas, exibindo um forte aroma a mel. O fruto é uma pequena cápsula ovoide, com 1 cm de diâmetro, de tom acastanhado. Embora a maior parte da sua floração na zona mediterrânica ocorra no outono-inverno, pode florescer esporadicamente ao longo do ano.

Forma de Vida
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Outubro
Fim de Floração
Março
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

Este arbusto de crescimento rápido é resistente à seca, tolerando relativamente bem a sombra. O nome desta espécie advém do latim lanceolatus que significa lanceolado e é referente ao formato das suas folhas.

Aplicações

As flores desta espécie atraem uma grande variedade de insetos polinizadores que, por sua vez, servem de alimento a aves insectívoras.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com