BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Chamaecyparis obtusa (Siebold & Zuccarini) Endlicher
Nome comum
falso-cipreste-anão, tuia-degenerada
Tipo de origem
Origem

Ásia (Japão).

Habitat

Ocorre em florestas de coníferas ou mistas, em que as coníferas são dominantes e as angiospermas formam no estrato arbóreo, as camadas mais inferiores.

Folha
Porte
Tronco
Autor
(Siebold & Zuccarini) Endlicher

Descrição

O falso-cipreste-anão é uma árvore que pode atingir 30 m de altura e 3 m de diâmetro. O seu tronco erecto possui casca castanha e fibrosa, fissurada. Folhas densamente imbricadas, agudas e obtusas, verde-escuras e com a margem mais esbranquiçada. Inflorescências em cones globosos, com 8 a 12 mm de diâmetro, com 8 a 10 escamas. Sementes com cerca de 3 mm de comprimento, acastanhadas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
imbricada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Observações

Conhecida vulgarmente no Japão por Hinoki, é cultivada nesse país pela sua madeira de alta qualidade, sendo utilizada na construção de palácios, templos, santuários, etc. O Templo Horyuji e o Castelo de Osaka foram construídos a partir de madeira Hinoki.

A madeira tem cor castanho-clara, ligeiramente rosada e aroma a limão.

Chamaecyparis obtusa pertence à família das Cupressaceae, assim como os Cupressus, distinguindo-se fundamentalmente destes por terem uma folhagem menos homogénea, com ramos achatados (com folhas laterais e faciais) e gálbulas ou cones mais pequenas, de maturação anual com 2 a 5 sementes por escama. Devido a esta grande semelhança com os Cupressus (ciprestes), são conhecidos vulgarmente por falsos-ciprestes. 

Aplicações

É uma árvore ornamental popular em parques e jardins, tanto no Japão como em outros lugares em climas temperados, incluindo Europa Ocidental e partes da América do Norte. Um grande número de cultivares foram selecionadas para o plantio de jardim, incluindo formas anãs, formas com as folhas amarelas e formas com densa folhagem. Também é frequentemente cultivada como bonsai.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com