BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Osmanthus heterophyllus (G.Don) P.S.Green
Nome comum
jasmin-do-imperador, falso-azevinho
Tipo de origem
Origem

Ásia (Japão).

Habitat

Florestas sempre-verdes de baixa altitude (até 600 m).

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
(G.Don) P.S.Green

Descrição

Osmanthus heterophyllus é um arbusto ou pequena árvore de 2 a 8 m de altura, sempre-verde, com os ramos pubescentes no início. Folhas opostas, de oblongo-elípticas a elípticas, com 4,5-6 cm de comprimento, pubescentes no início e algo coriáceas. Possuem a base acunheada e ápice agudo. A margem é inteira ou com 3-4 pares de dentes espinhosos de 5 a 9 mm de comprimento. Limbo de cor verde-escuro lustroso, mais pálido na página inferior. Flores brancas, aromáticas, dispostas em cimeiras axilares de 5-8 flores; cálice campanulado com 4 dentes e corola com o tubo curto, provido de 4 lóbulos imbricados. Fruto é uma drupa mais ou menos ovóide, de 1,5 cm de comprimento, de cor púrpura escura.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Setembro
Fim de Floração
Novembro
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Observações

O género Osmanthus compreende cerca de 30 espécies nativas do sudeste da Ásia, principalmente na China, e do Norte da América. Cultivam-se pelas suas flores aromáticas e sua folhagem sempreverde. São plantas de crescimento lento, que devem ser podadas depois da floração quando se deseja que mantenham um porte compacto. Requerem geralmente solos ricos e bem drenados, em zonas resguardadas ao sol ou à média sombra.

Do cruzamento de Osmanthus heterophyllus com Osmanthus fragans, resultou um híbrido, o Osmanthus x fortunei, de folhas largamente elípticas, de margem inteira ou dentada e ponta espinhosa. Flores fragrantes, brancas ou amarelo cremosas. Este híbrido é de origem japonesa e foi introduzido na Europa por volta de 1862. 

Aplicações

Em jardinagem é frequente encontrarmos diversas cultivares, tais como: ‘Aureomarginatus’, com a margem das folhas amarelo pálido; ‘Variegatus’=’Argenteomarginatus’, com a margem das folhas branco creme; ‘Myrtifolius’, possui as folhas inteiras ou com alguns dentes no ápice; ‘Purpureus’ que possui as folhas novas purpúreas, tornando-se mais tarde verde com manchas purpúreas e ‘Rotundifolius’, de crescimento lento, com folhas rígidas e margens onduladas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com