BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Fagus sylvatica L. 'Pendula'
Nome comum
faia-de-ramos-pendentes
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

Grande parte Europa, de Espanha até Cáucaso e oeste da Ásia (Irão e Turquia).

Habitat

A espécie nativa (Fagus sylvatica) ocorre naturalmente por toda a Europa, sobretudo Norte e Centro e nalgumas zonas do Sudeste Europeu, ocorrendo desde o nível do mar até 1700 m em particular nas zonas mais elevadas de bosques de folhosas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

A cultivar ‘Pendula’ distingue-se pelos numerosos ramos nitidamente pendentes. Folhagem densa e tronco direito, com casca lisa, de cor cinzenta. As folhas são ovadas ou elípticas, com nervuras laterais bem marcadas e quase paralelas, pecioladas, no início de cor verde -claro, depois escuras e algo lustrosas na maturação, com 4 a 9 cm de comprimento; margem ondulada, com abundantes pelos sedosos muito característicos, nas folhas jovens; as estípulas são estreitas, roxas, caducas. As flores masculinas têm um número variável de estames (8 a 16) e um invólucro sepaloide de 4 a 7 peças, dispostas em inflorescência globosas. As inflorescências femininas nascem na mesma planta, agrupadas no interior de um invólucro dividido em 4 partes. O fruto é constituído por duas, às vezes uma ou três nozes lustrosas, de secção triangular, com os ângulos bem marcados, encerrados numa cúpula eriçada de picos frouxos, que se abre por 4 valvas para libertar os frutos (aquénios).

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
ondulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Esta cultivar da faia, Fagus sylvatica cv. ‘Pendula’, foi plantada em 2006 na apresentação pública da recuperação do Parque de Serralves, por Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Aníbal Cavaco Silva. Além desta, existem no parque outras cultivares, um exemplar de folhas recortadas, Fagus sylvatica cv. ‘Asplenifolia’, e exemplares de folhas purpúreas, Fagus sylvatica cv. ‘Purpurea’.

Aplicações

O nome científico da faia, Fagus, conserva a denominação latina que, por sua vez, deriva do grego fagos ou phagos, que significa comilão, alusivo aos frutos (aquénios), que são muito nutritivos, contêm 43% de azeite, mas prejudicam o fígado.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com