BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Gardenia jasminoides J. Ellis
Nome comum
gardênia
Tipo de origem
Origem

Ásia

Habitat

Pode ser encontrada no estado selvagem em vários locais da Ásia, tal como no Vietnam, sul da China, Taiwan, Japão, Birmânia e Índia distribuídas em florestas de folhas largas e de baixas altitudes (florestas de regiões temperadas).

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
J. Ellis

Descrição

Arbusto perfumado, que pode atingir 2 m de altura. Folhas largamente elípticas a lanceoladas, até 15 cm, subcoriáceas quando secas, glabras em ambas as páginas ou pubescentes na nervura central, com ápice acuminado e margens ligeiramente revolutas, opostas ou verticiladas no ápice dos ramos. Flores solitárias, terminais, brancas e cerosas, com um perfume muito agradável, por vezes de pétalas dobradas. O fruto é uma baga, muitas vezes grande que encerra várias sementes numa polpa amarela pegajosa. Nas formas cultivares o fruto geralmente não é produzido.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Setembro
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Novembro
Observações

Para os mais românticos, há uma linguagem das flores cujo simbolismo ajuda a transmitir sentimentos e a gardênia transmite alegria, simpatia, alegria, sinceridade, pureza e é usado até mesmo pelos rituais mais místicos e feitiços para atrair o amor da pessoa desejada. No casamento esta flor é usada de forma ornamental, como símbolo de pureza.

Aplicações

Existem inúmeras variedades desta planta, arbustos que variam de 10 cm a 2 metros de altura, flores brancas, creme ou rosa. Além de serem muito apreciado pelas suas flores perfumadas, são muito procuradas para o fabrico de perfumes e cosméticos. Os frutos das espécies férteis são usados pela indústria de corantes graças à polpa amarela. No seu local de origem, é conhecido como Zhi-zi, onde utilizam as raízes e os frutos como desintoxicantes e antipiréticos. Da planta também é obtido o ácido gardénico, usado para provocar aborto no início da gravidez.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com