BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Quercus rotundifolia Lam.
Nome comum
azinheira, azinho, sardão, sardoeira, carrasco (nordeste de Portugal)
Tipo de origem
Origem

Europa: região Mediterrânica.

Habitat

Bosques esclerófilos mediterrânicos, em todo o tipo de substrato. Adaptado a suportar fortes secas estivais e climas duros continentais. Montados.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Lam.

Descrição

A azinheira é uma árvore perenifólia, de crescimento lento, que pode atingir os 25 m de altura, normalmente entre 8 a 12 m, com casca cinzenta, fendida em pequenas placas retangulares e copa ampla e arredondada. O seu tronco é direito, por vezes um pouco torcido. As folhas são simples, alternas, oblongas ou elípticas, de margem inteira ou providas de um número variado de dentes, especialmente as dos ramos inferiores. A coloração das folhas é verde-acinzentadas ou cinzentas na página superior e cinzento-esbranquiçadas com uma densa camada de pelos estrelados branco-amarelados na página inferior. As dimensões das folhas podem ser de 2 a 7 cm e a sua forma pode variar no mesmo exemplar. As flores masculinas (amentilhos) são abundantes, pendentes na parte terminal dos ramos. O fruto é uma bolota, com uma glande ovoide com pedúnculo curto e uma cúpula hemisférica em forma de dedal, com escamas quase planas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

A azinheira é uma espécie muito variável, com inúmeras cultivares disponíveis. Árvore caraterística e importante dos bosques esclerófilos mediterrânicos, que constituem a vegetação potencial da maior parte da Península Ibérica. No seu habitat natural ocorre entre os 0 e 1400 m, podendo chegar aos 2000. Espécie de luz ou meia sombra, que resiste bem as temperaturas mínimas absolutas da Península Ibérica e à exposição marítima. A azinheira é uma espécie que pode ultrapassar os 300 anos, podendo chegar excecionalmente aos 1000. Em termos de nomenclatura científica há vários sinónimos: Quercus rotundifolia Lam., Q. ballota Desf., Q. ilex L. subsp. rotundifolia (Desf.) O. Schwarz ex Tab. de Morais.

Aplicações

Esta é uma espécie bastante resistente sendo, por isso, muito procurada como árvore ornamental. Desempenha um papel muito importante no sistema de agricultura de montado, como produtora de bolota para porcos de montanheira. É também utilizada para carvão, madeira e lenha.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com