BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Rhamnus alaternus L.
Nome comum
sanguinho-das-sebes, aderno-bastardo, aderno, aderno-bravo, espinheiro-cerval, samoca
Tipo de origem
Origem

Europa, África e Ásia: Região Mediterrânica.

Habitat

Matagais e bosques de folhas persistentes e marcescentes, orlas e clareiras de carvalhais, fissuras das rochas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O sanguinho-das-sebes é um arbusto ou pequena árvore perenifólio que pode atingir 5 m de altura, com numerosos ramos. As suas folhas são simples, alternas, de margens mais ou menos serrilhada, glabras, verde-escuras na página superior e verde mais claro na inferior, de forma muito variada, desde lanceolada a ovada ou elíptica. As flores estão agrupadas em cachos densos, com pedicelos curtos. Esta é uma espécie dioica, logo as flores femininas e masculinas estão em exemplares distintos. As flores masculinas são abertas em forma de estrela e as femininas eretas e desenvolvem-se na axila das folhas. As flores são pentâmeras e o fruto é uma drupa negra ou vermelha consoante o grau de maturação.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrilhada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

O restritivo específico, do latim, alaternus, semelhante a alternus, numa lusão às sua folhas alternas. São plantas muito resistentes à seca e de crescimento relativamente rápido. Naturalizada na Austrália e Nova Zelândia, é utilizada em campanhas de reflorestação. Em Portugal ocorre praticamente em todo o território, com predomínio no centro e sul.

Aplicações

As flores do sanguinho-das-sebes são usadas na confeção de preparados farmacêuticos para reduzir a tensão arterial. O ritidoma adstringente era utilizado em colutórios. A sua madeira pode utilizada no fabrico de pentes. Como ornamental é apreciada para formar sebes e topiária fortemente podada.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com