BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Rhododendron ponticum L.
Nome comum
adelfeira, rododendro
Tipo de origem
Origem

Europa (sudoeste da Península Ibérica).

Habitat

Ocorre naturalmente em bosques muito húmidos, próximo de linhas de água ou na periferia de bosques caducifólias.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto perenifólio, com 3 m de altura. Tronco ereto com casca lisa, cinzenta ou avermelhada e ramos dispostos mais ou menos horizontalmente. Apresenta folhas simples, glabras, elíptico-lanceoladas, com 7 a 15 cm de comprimento, coriáceas, de cor verde-escura brilhante na página superior e mais claras na inferior. Inflorescências corimbosas com 8 a 16 flores hermafroditas, pediceladas, cálice com cerca de 2 cm e corola simpétala, campanulada e afunilada, com 4 a 6 cm de comprimento, com 5 grandes lóbulos e cor violáceo-purpúrea, por vezes rosada. Os estames em número de 10 apresentam filetes esbranquiçados, ligeiramente arqueados. O gineceu possui um ovário e estilete glabros, sendo este último também excerto. O fruto é uma cápsula cilíndrica, com até 3 cm, que se abre por 5 valvas que encerram minúsculas sementes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Junho
Observações

São plantas muito tóxicas, quer para o Homem, quer para a maioria dos animais (especialmente, os herbívoros), por produzirem andromedotoxina, um álcool tetracíclico, que tem um efeito profundo a nível do sistema cardiovascular e respiratório. Esta toxicidade também pode passar ao mel de adelfeira.

Aplicações

O género Rhododendron é cultivado como ornamental em parques e jardins. A subespécie. baeticum surge naturalmente, no centro e sul de Portugal continental, como por exemplo na Reserva Botânica do Cambarinho, na Serra do Caramulo. Pode apresentar carácter invasor em determinados países, fora da sua distribuição natural, como é o caso do Reino Unido. Apresenta elevado interesse científico, por ser considerada uma relíquia da flora do período terciário (Laurissilva).

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com