BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Wisteria floribunda (Willd.) DC.
Nome comum
glicínias
Tipo de origem
Origem

Ásia (Japão)

Habitat

Locais com solos húmidos e muito sol.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Willd.) DC.

Descrição

É um arbusto trepador, de folha caduca, que pode atingir 10 m de altura. Os ramos são delgados que se fundem formando ramos tortuosos e grossos. As folhas são pedunculadas e podem ter 30 cm de comprimento, compostas por folíolos ovados de ápice acuminado. As flores são numerosas e possuem corola papilionácea, de cor violeta a esbranquiçadas, agrupadas em rácimos compridos e pendentes. Os frutos são vagens aveludadas com 10 a 15 cm de comprimento com sementes relativamente grandes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
violeta
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
imparipinulado
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Julho
Observações

Esta espécie foi levada do Japão para os EUA em 1860 e a partir dessa altura deu-se a sua disseminação. A W. floribunda possui a mais espetacular floração dentre todas as espécies do género. Produz os maiores rácimos de flores do género, os quais podem medir mais de 50cm de comprimento. Além da sua beleza, o seu perfume é um dos atributos que contribui para o seu sucesso como planta ornamental. Os frutos, a casca e as raízes da glicínia são venenosos.

Aplicações

Espécie trepadeira muito utilizada na Europa como planta ornamental para cobrir fachadas, pérgulas e coberturas de jardins, podendo crescer por mais de 30 metros de extensão se tiver suportes apropriados.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com