BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cupressus lusitanica Mill.
Nome comum
cedro-do-bussaco, cedro-de-goa, falso-cedro-do-buçaco, cipreste-do-buçaco
Tipo de origem
Origem

América Central (México, Guatemala e Costa Rica)

Habitat

Zonas montanhosas do México onde tem larga expansão até 1.800-2.600 m de altitude, em particular nas montanhas do maciço central, onde forma boques puros. Em Portugal é exótica e muito cultivada, por vezes naturalizada. 

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Mill.

Descrição

O cedro-do-buçaco é uma árvore que pode atingir 30 m de altura, de tronco cilíndrico, muito direito, de casca acastanhada e longitudinalmente fendida. Diferencia-se pelas suas folhas aguçadas, com o ápice levantado, verdes ou glaucas, que dão um tacto áspero aos raminhos; as folhas são providas de uma glândula pequena e oval na parte mediana. Os ramos são divergentes, mais ou menos pendentes nas extremidades. O fruto (gálbula) possui 10 a 15 mm é globoso, glauco em novo e castanho-brilhante na maturação, com 6 a 8 escamas proeminentes mucradas. Cada escama com 8 a 10 sementes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Fevereiro
Fim de Floração
Março
Inflorescência
Cor da Flor
laranja
Tipo de Folha
Inserção de Folha
imbricada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Esta espécie, denominada vulgarmente por cedro-do-buçaco, na realidade não é um cedro (Cedrus), mas sim um cipreste (Cupressus). Por outro lado o restritivo específico lusitânica, sugere que a sua origem seria Portugal, mas na realidade é originária da América Central (México, Guatemala e Costa Rica). Tal engano advém do facto do autor desta espécie (Philip Miller), em 1768, ter feito a sua classificação a partir de exemplares provenientes de Portugal, mais precisamente da Mata do Buçaco. Miller não conhecia o país de origem da espécie e supôs que teria vindo de Goa, erro que foi repetidamente cometido em diversas publicações anglo-saxónicas desde o século XVIII, de forma que ficou conhecida na língua inglesa por cedar-of-goa (Cedro-de-Goa).

 Em Portugal, o cedro-do-buçaco encontra condições ecológicas excepcionais, como se poderá comprovar em inúmeros exemplares monumentais em alguns locais do país, destacando-se entre eles os da Mata do Buçaco e do Parque da Pena e Monserrate, entre outros.

Aplicações

A sua madeira é de boa qualidade, sendo apreciada em marcenaria, para produção de móveis. É pesada, dura, de grão fino, fácil de trabalhar, sendo o alburno de cor branca-amarelada e o cerne castanho avermelhado. É a espécie de Cupressus mais difundida no nosso país, formando sebes em jardins e cortinas de abrigo contra os ventos para defesa de culturas. É igualmente uma espécie que resiste bem a podas, proporcionando a criação de vários tipos de figuras e desenhos.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com