BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Sambucus nigra L.
Nome comum
sabugueiro, sabugueiro-negro, sabugo, rosa-de-bem-fazer, galacrista, canineiro, flor-de-sabugueiro
Tipo de origem
Origem

Europa, Ásia e norte de África.

Habitat

Surge espontaneamente em galerias ripícolas, sebes e orlas sombrias e húmidas de bosques até 1200 metros.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto ou pequena árvore, com 2 a 5 m, por vezes até 10 m de altura, caducifólia, com copa arredondada e muito densa. Caule com casca cinzento-acastanhada, verrugosa, ramos fracos e quebradiços, com medula branca. As folhas são compostas imparipinuladas, com 5 a 7 folíolos oval-lanceolados, compridos e serrados, quase sésseis, pontiagudos. Flores pequenas, branco-amareladas, muito cheirosas, dispostas em corimbos planas, com 5 raios principais; possuem 5 pétalas, 5 sépalas e 5 estames com anteras amarelas, 3 carpelos e estigmas sésseis. O fruto é uma baga preto-violácea, com 3 a 4 sementes. 

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

O sabugueiro é um arbusto silvestre ou de jardim, muito decorativo e de grande beleza em quase todas as estações do ano. As suas flores são uma fonte de alimentação para insectos e os seus frutos são muito procurados por diversas aves. As folhas inalam um cheiro intenso quando trituradas e sabor acídulo. Multiplica-se por sementes. A polpa do fruto tem substâncias que inibem a germinação das sementes, por isso, quando se colhem os frutos deve-se limpar a polpa imediatamente. É uma espécie pouco exigente, gosta de locais frescos e húmidos.

Dizia-se que da sua madeira foi feita a Cruz do Calvário, e por esse motivo, acreditava-se que dava azar cortar um tronco de sabugueiro.

Aplicações

Recomendada para reumatismo, artrite, gota e dor ciática. Emoliente, bom laxante intestinal e sudorífico. Em casos de otites e sinusites, é recomendada a inalação de vapores da infusão de sabugueiro. As partes usadas são as flores, folhas e a parte interna do caule lenhoso, sempre secos anteriormente; a planta fresca pode ser tóxica. Os seus princípios activos são: taninos, alcalóides (sambucina), flavonóides, glicosídios e sais minerais (potássio), indicado como depurativo, diurético, para combate a gripes, tosses e bronquite. A medula do sabugueiro é aproveitada na técnica microscópica e em experiências de física electrostática. A sua madeira é utilizada na confeção de instrumentos musicais. Com os frutos faz-se uma bebida alcoólica e certos fabricantes usam as flores para dar gosto de moscatel ao vinho comum. As bagas combinam também com preparação de maçãs, guisados, pastéis, tortas e xaropes. É por vezes usado como aromatizador de compotas de frutas, saladas, pudins gelatinosos. Algumas pessoas mais antigas acreditam que o sabugueiro mantém as bruxas afastadas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com