BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Pittosporum undulatum Ventenat.
Nome comum
falsa árvore do incenso, pitósporo, incenso, pau incenso, pitósporo-ondulado
Tipo de origem
Origem

Oceânia (Sudeste da Austrália).

Habitat

Locais húmidos da costa oriental da Austrália.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Ventenat.

Descrição

Árvore até 15 m de altura, com a casca cinzenta‑escura, glabro com excepção de uma ligeira pubescência nos ramos novos e inflorescências. Folhas oblongo‑lanceoladas ou elípticas, de 7 a 14 cm de comprimento, acuminadas, com as margens onduladas, estreitando-se na base num pecíolo de 1,5 cm de comprimento, alternas ou agrupadas no ápice dos ramos. A textura é coriácea e são de cor verde-escuro brilhante. Flores brancas ou creme, muito aromáticas, dispostas em umbelas terminais com poucas flores. O fruto é uma cápsula globular de 1,3 cm de diâmetro, lisa, deiscente por 2 valvas. 

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Fevereiro
Fim de Floração
Março
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
ondulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Maio
Observações

O nome do género, Pittosporum, deriva do grego pítta, que significa resina, e de sporá, que em botânica significa semente ou esporo, alusivo à substância resinosa e viscosa com que geralmente estão impregnadas as sementes.

É uma espécie exótica, listada no Decreto-Lei nº 565/99 de 21 de Dezembro, como invasora que decreta a proibição do seu cultivo e utilização como planta ornamental.

É vulgar, no seu lugar de origem, hibridar com o Pittosporum bicolor Hook.

Aplicações

Espécie apreciada em parques e jardins, e para formar cortinas de abrigo, suportando bem as podas, e como ornamental, pelas usas folhas verdes lustrosas e pelo aroma agradável das suas flores que se intensifica ao final do dia. Contudo é considerada planta invasora em muitas regiões temperadas húmidas, colonizando rapidamente áreas desflorestadas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com