BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Sequoia sempervirens (D.Don) Endl.
Nome comum
sequoia, sequoia-com-folhas-de-teixo
Tipo de origem
Origem

América do Norte (Costa do Pacífico dos Estados Unidos, desde o sudoeste do Estado de Oregon até Monterey no Estado da Califórnia).

Habitat

No estado silvestre ocorre nas serras do litoral do Pacífico, entre 300 a 1000 m, em zonas de elevada pluviosidade.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(D.Don) Endl.

Descrição

Árvore muito robusta, sempre-verde, com 50 a 80 (100) m de altura, com copa mais ou menos piramidal e ramos abundantes, frequentemente pendentes, em verticilos irregulares. Tronco muito grosso, direito, colunar, de casca castanha-avermelhada, escura, esponjosa, que se desprende em placas irregulares, deixando a descoberto novas placas de cor avermelhadas. Folhas aciculares, mais ou menos rígidas, linear-lanceoladas, verde-escuras na face superior, com 2 bandas esbranquiçadas na face inferior; quase planas e algo arqueadas para baixo; medem 6 a 30 m de comprimento por 2 mm de largura; são mais curtas na base dos ramos, e dispõem-se em forma de pente, em duas filas opostas (dísticas); as folhas dos ramos superiores mais compridas e dispõem-se em espiral, tendo forma de escama ou de agulha, estando aplicadas contra o ramo. Cones masculinos ovóides, solitários ou aos pares, na terminação dos ramos ou em curtos brotos laterais, rodeados na base por brácteas e erguidos num pé, de cor amarelado; escamas com 2 a 5 sacos de pólen. Pinhas ovóides ou subglobosas; medem 1 a 3 cm e são no início verde e mais tarde castanho-avermelhadas; sementes de 4-5 mm, providas de uma asa estreita. 

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Janeiro
Fim de Floração
Março
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

No seu país de origem é conhecida por Redwood. São as árvores mais altas do mundo, existindo algumas com mais de 100 m de altura.

É de salientar, que os troncos cilíndricos, despidos de ramos a grande altura, e a casca muito espessa e fibrosa, de cor castanha avermelhada, é incombustível e imune aos insectos, e por esse facto deve-se a grande longevidade destas árvores, por vezes superior a 3.000 anos.

Aplicações

A madeira da sequoia é de boa qualidade, castanha, fácil de trabalhar, permitindo obter peças de grande tamanho. Utiliza-se para construir postes e na construção em geral.

Devido ao seu interesse económico, explorou-se abusivamente a área natural da Sequoia sempervirens, estando actualmente restrita a poucas reservas. É muito apreciada como árvore ornamental, existindo várias cultivares. 

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com