BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Citrus sinensis (L.) Osbeck
Nome comum
laranjeira, laranjeira-comum, laranjeira-da-china, laranja-cabaça, laranja-doce, laranja-de-espinho, laranja-de-prata, laranjeira-doce
Tipo de origem
Origem

Ásia (China).

Habitat

Difícil de determinar devido à cultura intensiva da espécie

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(L.) Osbeck

Descrição

A laranjeira é uma árvore, que pode atingir 10 m de altura, provida de raminhos com poucos espinhos fracos. A copa é compacta, arredondada, com tronco provido de casca lisa, cinzenta, algo áspera. As folhas são oblongo-ovadas, simples, agudas no ápice e arredondadas na base, alternas, subcoriáceas, com poucas nervuras secundárias, e de cor verde-escura. As flores são aromáticas, solitárias e axilares, ou reunidas em cimeiras na axila das folhas; pequenas e brancas, com 4-5 sépalas e 5 pétalas. O fruto (hesperídio) é globoso a elipsoide, de epicarpo alaranjado ou amarelo-alaranjado em maduro, polpa adocicada e região axial permanecendo sólida. Sementes envolvidas por vesículas polposas, fusiformes e pediculadas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

As laranjeiras são árvores originárias do sudoeste Asiático Tropical e Subtropical, cultivadas desde tempos remotos em todo o Extremo Oriente. A laranjeira-amarga chegou à Europa nos alvores dos tempos históricos muito antes da doce, introduzida pelos árabes na África do Norte e na Península Ibérica no séc. XV. Os seus frutos eram considerados frutos de luxo, reservados às pessoas abastadas.

É muito semelhante à laranjeira-amarga (Citrus aurantium), diferenciando-se pela casca fina e menos rugosa, de cor menos intensa, mas sobretudo pelo sabor do fruto, que é doce e não amargo.

Aplicações

A laranjeira é amplamente cultivada na região Mediterrânica, pelos seus frutos comestíveis (laranja-doce), e também pelos óleos essenciais que se extraem das flores e frutos, utilizados na indústria da cosmética. As laranjas contêm carotenos, inúmeras vitaminas, açúcares, ácidos orgânicos, aminoácidos, pectina e ácidos minerais. Além disso, antes da maturação, estado em que as suas virtudes atingem o apogeu, contêm heterósidos flavónicos que lhes conferem uma acção vitamínica P protetora dos capilares e preventiva de hemorragias. A polpa da laranja é tónica e as suas utilidades em cosmética são semelhantes à dos pepinos. Com a casca preparam-se, por destilação, essências aromáticas. A madeira, de cor marfim, é consistente e muito densa, sendo apropriada para tornearia e na confecção de objectos de artesanato.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com