BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Nerium oleander L.
Nome comum
loendro, loureiro-rosa, cevadilha, adelfo, alandro, aloendro, eloendro, espirradeira, loendreira, loureiro-rosa
Tipo de origem
Origem

Europa, África e Ásia: nativa na região Mediterrânica até à China. Cultivada como ornamental em muitas partes do globo.

Habitat

Margens ou no leito pedregoso de cursos de água (rios e ribeiros), barrancos e desfiladeiros rochosos.

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto ou pequena árvore sempre-verde, de 3-4 m de altura, com folhas opostas ou verticiladas de 3-4, escassamente pecioladas; limbo linear-lanceolado ou estreitamente lanceolado, de até 30 por 3,5 cm, coriáceas, acuminadas, estreitamente acunheadas a base, de cor verde lustroso na página superior e com uma nervura média esbranquiçada, bem marcada, de onde saem numerosas nervuras secundárias. Inflorescências em corimbos terminais, com poucas ou muitas flores de cores variadas, às vezes duplas. Cálice com 5 lóbulos de lanceolados a ovado-lanceolados, acuminados, de 4-6 mm de comprimento, algo foliáceas; corola afunilada, glabra externamente, com o tubo de 8 a12 mm de comprimento e 5 lóbulos obovados a obovado-oblongos, de 2-2,5 cm de comprimento. Folículos em grupos de 2, eretos, de 8 a15 cm de comprimento, contendo sementes tomentosas, comprimidas, com um penacho de pêlos apicais.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Julho
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

Oleander, do italiano oleandro, parecido a Olea, de oliveira, pela semelhança das folhas. O loendro é uma planta comum como ornamental, sendo muito vistosa e decorativa.

Aplicações

Arbusto muito resistente a todas as classes de solos e a condições adversa. Suporta muito bem os cortes, sendo por isso utilizada para formar sebes. Toda a planta é tóxica, podendo provocar a morte de animais e até mesmo do homem se a ingerir em grandes quantidades. Antigamente era considerada eficaz contra a mordedura de animais venenosos. O seu princípio activo é a oleandrina, um heterósido cardiotónico responsável também pela sua toxicidade. As flores são aromáticas, pelo que são utilizadas em perfumaria.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com