BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Melia azedarach L.
Nome comum
amargoseira, conteira, agrião
Tipo de origem
Origem

Ásia e Oceânia: Índia, Ceilão, Indonésia, Nova Guiné, norte da Austrália, as Ilhas Salomão, China e Japão. Cultivada como ornamental em quase todo o mundo e naturalizada no sul da Europa, África, Estados Unidos, México, América tropical e nas Ilhas Galápagos.

Habitat

Espécie com poucas exigências ecológicas, surge na margem de rios, caminhos, valas e sebes, por vezes em locais ruderais.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Árvore que pode alcançar 10 ou 15 m de altura, de folhas caducas, com tronco direito, de casca gretada, acinzentada, que nos ramos se torna verde. Folhas alternas, de grande tamanho (até 90 cm), bipinuladas, de forma mais ou menos triangular; folíolos glabros, ovados ou ovado-lanceolados, com a margem irregularmente serrada e longos pecíolos; medem de 2 a 5 cm e não devem ser confundidas com folhas completas. As flores são lilases, aromáticas e dispõem-se em grandes inflorescências axilares (panículas) longamente pedunculadas; têm um cálice herbáceo de pequeno tamanho com 5 lóbulos, 5 pétalas compridas e estreitas abertas em estrela; 10 estames que se unem formando um tubo violáceo longo e estreito que termina em 20 dentículos; no interior deste tubo encontram-se as anteras amarelas. Frutos globosos, drupáceos (assemelhando-se a uma drupa), no início verdes mas rapidamente se tornam amarelos, de 6 a 18 mm de diâmetro.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Novembro
Observações

O nome do género Melia, deriva do grego melis que significa freixo (pela semelhança das suas folhas com as desta árvore); azederach, deriva do persa ‘azarddarakht’. Considerada uma árvore sagrada na Pérsia, na Índia e Arquipélago Malaio não se desliga da sua relação com a religião, já que os seus frutos têm sido utilizados na Europa Meridional, para confeccionar rosários, surgindo assim o nome de árvore Santa que lhe é dado em Barcelona. É plantada frequentemente como árvore ornamental e de sombra, especialmente junto às estradas pelo Sul da Europa e naturalizada nos Balcãs e Creta. Árvore de rápido crescimento, multiplica-se por sementes, muito resistente à secura e ao frio.

Aplicações

Os frutos da amargoseira (Melia azederach), têm propriedades narcóticas e são venenosos se forem ingeridos em determinada quantidade; deles se obtinha um gás inflamável que se usou para a iluminação. O cozimento dos frutos tem propriedades insecticidas e segundo alguns autores é eficaz para uso externo no combate a determinados parasitas. A sua madeira utiliza-se com frequência, é homogénea e fácil de trabalhar, tendo-se empregado em marcenaria e no fabrico de vigas de construção.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com