BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl
Nome comum
nespereira, nespereira-do-japão, nêspero
Tipo de origem
Origem

Sudeste da China, sendo todas as espécies do género Eriobotrya (cerca de 10) endémicas do este da Ásia. Naturalizada no Japão.

Habitat

Ocorre em terrenos de textura leves, frequentemente arenosos.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Thunb.) Lindl

Descrição

A nespereira é uma árvore com até 10 m de altura, de copa ampla e irregular, densa e ritidoma escamoso; rebentos grossos, tomentoso-lanosos e tronco sinuoso. As folhas são perenes, simples e inteiras ou ligeiramente dentadas, com 12 a 25 cm, obovado-lanceoladas a elíptico-oblongas, verde-escuras na página superior e densamente arruivado-tomentosas na inferior, curtamente pecioladas e dispostas no extremo dos ramos, alternas ou opostas, com as nervuras bem evidentes. As inflorescências estão dispostas em panículas terminais, densamente arruivado-tomentosa, muito perfumadas; as sépalas são persistentes; as pétalas são brancas e onduladas. Possui numerosos estames (20) e ovário ínfero. O fruto é um pomo (nêspera), com 2 a 6 cm, piriforme ou elipsóide, amarelo, coroado pelas sépalas, com poucas sementes, grandes e castanhas de 1 a 1,5 cm.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Outubro
Fim de Floração
Fevereiro
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Abril
Observações

A nespereira é uma árvore de fruto, outrora muito apreciada, dissemina-se através das sementes, e nas variedades hortícolas, por enxertia ou estacaria. De crescimento rápido, é uma árvore pouco exigente quanto a requisitos de terreno e clima. Desenvolve-se bem em lugares luminosos, tolera as geadas e períodos prolongados de secura.

O nome genérico deriva das palavras gregas erion (lã) e botrys (cacho de uvas), alusivo à disposição das flores e frutos em panículas e a presença de pelos. É interessante verificar que embora a sua origem seja a China, o restritivo específico é japonica, de facto é uma espécie naturalizada no Japão, onde está muito difundida.

Aplicações

De grande valor ornamental por possuir rápido crescimento e pela folhagem perene densa, escura e brilhante, e pela produção de frutos, de sabor agradável, que se comem frescos ou secos. Das sementes da nêspera prepara-se um licor especial de mesa com sabor a amêndoas. Em medicina tradicional apreciam-se os frutos pelas suas propriedades moderadamente laxantes. As folhas cozidas aplicam-se em casos de diarreias e cólicas estomacais. A madeira, sem importância comercial, é muito dura, sendo por vezes usada em artesanato ou para fabricar instrumentos musicais.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com