BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Magnolia grandiflora L.
Nome comum
magnólia-de-flores-grandes, magnólia, magnólia-sempre-verde
Tipo de origem
Origem

América do Norte.

Habitat

Coloniza locais húmidos de clima suave, tais como margens de linhas de água, por vezes associada ao liquidâmbar (Liquidambar styraciflua). Em habitats abrigados pode atingir grande porte.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Árvore robusta, sempre verde de 15 a 25 m de altura, por vezes algumas variedades têm porte mais pequeno; copa ampla, mais ou menos piramidal e densa. Tronco curto, com casca gretada quase lisa, de cor cinza escura. Nos ramos jovens observam-se as marcas da inserção das estípulas. As folhas são inteiras, alternas, dispostas em feixes terminais, de 10 a20 cm de comprimento por 7 a10 cm de largura; elípticas ou oblongo‑ovadas, com a ponta aguda e a base em forma de cunha, coriáceas, de cor verde brilhante na página superior e na inferior, um pouco pubescente, com a nervura central proeminente. A margem por vezes aparece meia ondulada. Flores solitárias, sobre pedicelos tomentosos, erectas, de grande tamanho, até 20 cm de diâmetro. Possuem 6 a12 pétalas estreitas na base, algo carnudas, de cor branca, e 3 sépalas de aspecto petalóide (semelhante a pétala). Os estames são numerosos, purpúreos, dispostos em espiral, perfumados e muito visitados pelas abelhas. O fruto tem a forma de uma pinha oval com 10 cm de comprimento, coberta por uma fina pubescência de cor castanha, na realidade é um conjunto de folículos agrupados numa estrutura lenhosa em forma de cone. As sementes são aplanadas, de cor roxa, de aproximadamente 1-1,3 cm de comprimento.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
ondulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

O nome do género é alusivo a Pierre Magnol, médico e botânico francês, director do Jardim Botânico de Montpellier que viveu entre 1638 e 1715 que foi o criador do conceito de família em botânica. A magnólia-de-flores-grandes é muito apreciada em jardinagem, pela sua folhagem que se mantém verde durante todo o ano e pelas suas grandes e atractivas flores de aroma penetrante; existem numerosas cultivares que se diferenciam pela forma das folhas e o tamanho das flores.

Multiplica-se por sementes, mas também se pode multiplicar por estaca. Tem um crescimento lento e vegeta melhor em solos frescos e profundos. Cultiva-se em parques e arruamentos.

Aplicações

A casca e botões florais de algumas espécies chinesas e japonesas de Magnolia, utilizam-se como medicinais pelas suas propriedades tónicas e estimulantes.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com