BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Albizia julibrissin Durazz.
Nome comum
acácia-de-constantinopla, ébano-do-oriente, árvore-da-seda
Tipo de origem
Origem

Ásia (do Irão à China, Japão e Taiwan)

Habitat

Surge nas orlas e clareiras de florestas. É uma planta resistente que tolera uma variedade de condições do solo e de humidade.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Durazz.

Descrição

A acácia-de-Constantinopla é uma árvore de copa aberta, algo pendente, que chega a alcançar 12 m de altura, com casca cinza. Folhas alternas, caducas, bipinuladas, divididas geralmente em 5 12 pares de pinas, cada uma com 20 30 pares de folíolos oblongos cerca de 6 mm de comprimento e ápice agudo, de um verde-intenso e com aspecto plumoso. As flores reúnem-se em racimos (cachos), na extremidade dos ramos, possuem numerosos estames plumosos, longos. De um branco-rosado, salientes, em forma de leque. O fruto é uma vagem, achatada, com a extremidade afunilada e comprimida entre cada semente.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Julho
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
alterna
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

Multiplica-se por sementes que, devido à sua cobertura impermeável, devem ser tratadas com água quente ou ácido sulfúrico antes de serem semeadas. Suporta muito bem o frio. Muito cultivada sobretudo nos países temperados, especialmente a cultivar Rosea, pelas suas flores rosa intenso, mais pequena e mais resistente ao frio. Quando está em plena floração é uma árvore muito vistosa.

Aplicações

As partes utilizadas para fins medicinais são as flores e a casca. A casca é amarga, adstringente, sedativa, diurética e analgésica, com efeitos estimulantes na circulação, útero e apetite. Externamente é usada em ferimentos, tumores e infecções pulmonares. As flores têm propriedades tranquilizantes e aliviam a indigestão. Internamente as flores e casca são usadas em infusões, para combater a insónia e irritabilidade. As flores são usadas ainda para estados de perda de memória e dificuldades respiratórias.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com