BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Buddleja davidii Franch.
Nome comum
budleia-de-david, lilás, arbusto-das-borboletas, lilás-de-verão
Tipo de origem
Origem

Ásia (China).

Habitat

Nativo de matagais das encostas montanhosas, afloramentos calcários, clareiras florestais e zonas rochosas.

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
Franch.

Descrição

A budleia-de-David é um arbusto caducifólio, de porte arqueado, podendo atingir os 4 m, com os caules mais ou menos quadrangulares, coberto, quando jovens, de pelos e casca profundamente fissurada. As suas folhas são opostas, ovadas ou ovado-lanceolado, de 6 a 20 x 2,5 a 8 cm, grossas, algo rugosas, parecidas às da salva, cobertas de finos pelos cinzentos ou esbranquiçados na página inferior, com estípulas mais largas que compridas. As flores são pequenas e muito aromáticas, em grandes panículas terminais, com cerca de 20-35 cm de comprimento. O cálice é campanulado, com cerca de 2 mm, provido de dentes mais curtos que o tubo. A corola é tubular, de tubo com 6 a 11,5 mm, com 3 ou 4 lóbulos de 2-4 mm, abertos em estrela, purpúreas e alaranjadas na garganta, mais raramente brancas; com 4 estames. Os frutos são cápsulas ovóides compridas com cerca de 5-10 mm, rodeadas pelo cálice e corola persistentes, que se abre por duas valvas, com numerosas sementes diminutas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Outubro
Inflorescência
Cor da Flor
violeta
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
serrilhada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Novembro
Observações

O nome do género Buddleja homenageia o reverendo Adam Buddle (1662-1715), inglês apaixonado pela botânica.

O restritivo específico daviddi é dedicado a Pere Armand David (1826-1900), missionário e naturalista francês que realizou expedições a China produzindo importantes coleções de plantas e animais. Encontrou esta espécie por volta de 1869/1870 ao longo da fronteira da China e do Tibete.

Aplicações

Arbusto que se cultiva como ornamental e para formar sebes. A  budleia-de-David é uma das espécies que mais atraem borboletas. Possui muitas variedades de cultivo, que diferem essencialmente na cor das flores.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com