BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Sciadopitys verticillata (Thunb.) Siebold & Zucc.
Nome comum
pinheiro-guarda-chuva, pinheiro-guarda-chuva-do-japão, pinheiro-guarda-sol-japonês
Tipo de origem
Origem

Ásia (Japão).

Habitat

Floresta mista de coníferas e de folha larga em áreas montanhosas com precipitação elevada, a altitudes entre 600 a 1500 m.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Thunb.) Siebold & Zucc.

Descrição

Árvore que pode alcançar 35 m de altura, sempre-verde, com a copa piramidal e ramificação estendida e ascendente na parte mais alta da árvore. Possui folhas de dois tipos, escamiformes sobre os ramos compridos e folhas aciculares de 8 a 15 cm de comprimento dispostas em verticilos de 10 a 30. São de cor verde-escuro brilhante. Os verticilos encontram-se alojados uns nos outros, fazendo lembrar as varetas de um guarda-chuva. Flores masculinas agrupadas em densos glomérulos na extremidade dos ramos; flores femininas solitárias e terminais. Pinhas ovóides, de 5 a 10 cm de comprimento, acinzentadas, persistindo na árvore depois da disseminação das sementes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Cor da Flor
laranja
Tipo de Folha
Inserção de Folha
verticilada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Observações

Sciadopitys, do grego skiados significa guarda-chuva e pitys significa pinheiro, alusivo à disposição das folhas. verticillata, do latim verticillatus-a-um, alusivo à disposição verticilada das suas folhas.

No Japão existem alguns exemplares notáveis, seculares.

Aplicações

Multiplica-se por sementes e tem um crescimento muito lento. A sua madeira é avermelhada, elástica e resistente; é utilizada em construções hidráulicas e para construir barcos. Produz um óleo utilizado na preparação de vernizes. Espécie com grande valor ornamental, normalmente de colecção. 

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com