BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Thuja occidentalis L.
Nome comum
tuia-maça, árvore-da-vida, cedro-branco
Tipo de origem
Origem

América do Norte (Canadá, Estados Unidos). 

Habitat

Florestas húmidas de altitude, juntamente com outras coníferas, em solos ricos em nutrientes, especialmente em solos orgânicos perto de carreiros ou vias de drenagem.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

É uma árvore resinosa, aromática, que em condições naturais pode medir 12 a 20 m de altura, com ramos laterais achatados, com tendência a serem pendentes, com disposição mais ou menos horizontal. Folhas em forma de escama, com uma glândula no dorso, sem faixa branca na página inferior. As flores estão reunidas em cones. O fruto é uma pinha estreitamente ovóide, de 8 a 12 mm, verde-amareladas e logo acastanhadas, com sementes ovóides, aladas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
imbricada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

Cultiva-se como planta ornamental ou para formar sebes. Facilmente se reconhece pelo aroma das folhas que faz lembrar o das maças verdes, sobretudo quando esmagadas.

Aplicações

Os ramos jovens das tuias, especialmente da Thuja occidentalis, utilizam-se em medicina como adstringentes e emenagogo (promove ou restabelece o fluxo menstrual), esta última propriedade deve-se ao conteúdo de tuiona. Também é utilizada como expetorante; a essência para uso externo serve para tirar verrugas.

Todas as tuias são consideradas plantas bastante tóxicas (tanto os brotos como a madeira), devido á mencionada tuiona, que pode produzir eczemas na pele dos operários que trabalham com a sua madeira. A madeira é macia, duradoura, muito leve, aromática, amarelo-acastanhada, clara, fácil de trabalhar. Utiliza-se no Canadá e nos Estados Unidos para postes e travessas de carris. 

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com