BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Magnolia stellata (Siebold & Zucc.) Maxim.
Nome comum
magnólia-de-estrela, magnólia
Tipo de origem
Origem

Ásia (Japão).

Habitat

Cresce espontaneamente na maior ilha do Japão (Honshu) em altitudes entre 50 a 600 m, em áreas muito húmidas, por vezes pantanosas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Siebold & Zucc.) Maxim.

Descrição

Pequena árvore com a copa muito ramificada globosa ou mais ou menos cónica, com cerca de 2 a 5 m de altura. Folhas elípticas a lanceoladas, com 6 a 17 cm de comprimento, com vértice arredondado e arredondadas na base. Página superior verde-escura e página inferior muito mais pálida, glabras ou com pelos esporádicos e margens um pouco onduladas. De floração precose, as flores surgem solitárias um pouco antes das folhas. Apresenta flores brancas, ligeiramente rosadas, com sépalas e pétalas espatuladas. Gemas florais quase sempre terminais e pubescentes. Rebentos anuais com pelos sedosos.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
ondulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

A Magnolia stellata distingue-se bem pelas suas sépalas e pétalas abertas em forma de estrela, e relativamente estreitas, sendo extremamente atrativas. São cultivadas numerosas variedades de jardins, contudo, o crescimento das variedades comercializadas é muito mais lento. Conhecem-se algumas cultivares da Magnolia stellata, a ‘Rosea’, com as pétalas rosa-intenso, a ‘Centennial’, a ‘Royal Star’ e a ‘Waterlily’.

O nome do género é alusivo a Pierre Magnol, médico e botânico francês, director do Jardim Botânico de Montpellier que viveu entre 1638 e 1715 que foi o criador do conceito de família em botânica.

Aplicações

A casca e botões florais de algumas espécies chinesas e japonesas de Magnolia, utilizam-se como medicinais pelas suas propriedades tónicas e estimulantes.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com