BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Brachychiton populneus (Schott & Endl.) R.Br.
Nome comum
braquiquito, braquiquiton, perna-de-moça
Tipo de origem
Origem

Oceânia (Austrália).

Habitat

Surge desde as zonas costeiras mais húmidas até ao interior semiárido da Austrália.

Folha
Porte
Tronco
Autor
(Schott & Endl.) R.Br.

Descrição

O braquiquito é uma árvore sempre-verde com até 12 m de altura, com copa densa e piramidal. O seu tronco é reto, geralmente com a casca lisa e verde, fissurada. Os ramos exteriores são pendentes. As folhas são alternas, de 6 a 8 cm de comprimento, com longos pecíolos, de cor verde-escuro e de forma variável. As folhas adultas são ovadas, com o ápice muito pronunciado e nervuras bem marcadas, por vezes têm 3 a 5 lóbulos. As flores são numerosas, campanuladas, com 1 cm de diâmetro de cor branco-amarelado e com pontos roxos no interior, dispostas em inflorescências terminais formando panículas subterminais. O fruto é uma cápsula lenhosa deiscente (folículo), com cerca de 7 cm de comprimento e de cor negra na maturação. As sementes são amarelas e estão cobertas de pêlos irritantes ao tacto.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Novembro
Observações

o nome do género Brachychiton, provém do grego brachys = curto e chiton = tónica, provavelmente devido à pilosidade curta e densa que cobre as sementes. O nome populneus, é alusivo às folhas que se assemelham com as do choupo (Populus).

O braquiquito é muito resistente à falta de água e por isso utilizado na Austrália como forragem em períodos de seca.

Multiplica-se por sementes. Os seus frutos colhem-se da árvore maduros (quando estão com a cor negra e abertos), desprendendo-se as sementes com facilidade. A taxa de germinação é alta e não necessita de tratamentos prévios. É uma árvore de rápido crescimento, de solos com humidade média, e é resistente à poluição urbana. Pode cultivar-se isolado, em agrupamentos ou alinhamentos.

Aplicações

É uma árvore utilizada em jardins, parques e em plantações urbanas. É uma espécie recomendada também para reflorestações no seu país de origem, onde a casca já serviu como fibra vegetal para confeccionar cordas e até para vestuário dos indígenas. Além disso, as folhas são utilizadas como alimento para o gado ruminante.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com