BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Lagerstroemia indica L.
Nome comum
flor-de-merenda, murta-crepe, suspiros, árvore-de-júpiter, extremosa
Tipo de origem
Origem

Ásia (China, Japão e Coreia), naturalizou-se a Europa e América.

Habitat

Florestas temperadas e tropicais, não suporta a salinidade.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

A flor-de-merenda é um arbusto ou pequena árvore, geralmente até 8 a 12 m de altura, com copa muito aberta. Casca lisa, amarelo-canela claro, com máculas. Folhas caducas, alternas ou subopostas, sésseis e curtamente pecioladas; limbo com 1,5-7 cm, elíptico, agudo no ápice e atenuado para a base. Flores purpúreas, lilases, rosadas ou raramente brancas, simples ou dobradas, dispostas em panículas terminais alongadas, até 20 por 12 cm. corola com 4 a 7 pétalas (normalmente 6), elípticas, arredondadas no ápice, cordado na base providas de uma parte inferior mais estreita onde se faz a sua inserção. Estames numerosos. O fruto é uma cápsula com 3 a 6 valvas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Os Ingleses designam-na por "Crape myrtle", que significa murta-crepe, pois as folhas lembram as da murta (Myrtus communis L.) e as pétalas assemelham-se a pedaços de crepe (tecido).

Aplicações

A flor-de-merenda ou suspiros, é muito apreciada como planta ornamental, encontrando-se frequentemente nos jardins da África do Sul e em países com Verões quentes e Invernos amenos. Por vezes é utilizada em jardinagem, sob a forma subarbustiva, em maciços temporários. É resistente à poda e em algumas regiões é propensa à infestação pelo oídio. Nas regiões tropicais a sua madeira é utilizada em carpintaria e em construção, sendo resistente aos insectos. A infusão da casca é utilizada como estimulante e febrífuga (para combater a febre). As folhas e ramos têm propriedade antibiótica (Nsitikawa, 1949). As folhas, ramos e flores são usadas como purgante. A raiz tem propriedades adstringentes (contrai os tecidos, os capilares, os orifícios e tende a diminuir as secreções das mucosas) e a infusão é usada na Índia para gargarejos. A semente tem efeitos narcóticos (Pammel, 1911).

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com