BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Araucaria angustifolia (Bertoloni) Kuntze
Nome comum
araucária-do-brasil, araucária, pinheiro-do-brasil, pinheiro-do-paraná, curi
Tipo de origem
Origem

América do Sul (sul do Brasil e norte da Argentina e Paraguai).

Habitat

Ocorre na floresta ombrófila mista (ecossistema com chuva durante todo o ano e de altitudes elevadas), juntamente com outras coníferas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Bertoloni) Kuntze

Descrição

A araucária-do-Brasil é uma árvore alta, que pode atingir até 50 m de altura, de copa em forma de cálice. Possui casca espessa, resinosa, cuja superfície externa se desprende em placas, lisas. Os ramos dispõem-se na parte superior do tronco, quando adulta, e são ascendentes. Folhas lanceoladas, com ponta curta e fina, coriáceas, de 3‑5,5 cm de comprimento, que se estreitam muito pouco na base, com disposição dística. As inflorescências femininas são cones sub-arredondados, que nascem no ápice de um pedúnculo, protegido por numerosas folhas muito próximas umas das outras. Os cones masculinos são cilíndricos, com estames achatados, pedicelados, grossos, até 15 cm de comprimento, protegidos por escamas providas de um apêndice relativamente curto e recurvado. As sementes, são pinhões, sem asas, uma por cada escama, com um mucrão recurvado no ápice.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Setembro
Fim de Floração
Dezembro
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
dística
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Abril
Observações

Conhecida como “pinheiro-do-paraná” e também como “pinheiro-do-Brasil”, destaca-se das outras espécies de Araucaria, devido à sua forma original. No passado, antes da cultura de café e dos cereais, esta espécie cobria as terras do Paraná; a sua presença era tão comum que os índios chamaram de curitiba (que quer dizer imensidão de pinheiros) toda a uma extensa região onde esta árvore predominava, e a palavra acabou por designar a capital do Paraná (Curitiba).

Aplicações

Esta espécie no seu país de origem, é uma árvore de onde se aproveita muita coisa, desde o pinhão, até à resina que destilada fornece alcatrão, óleos diversos, terebintina e breu para variadas aplicações industriais. Os pinhões ricos em amido, proteínas e gorduras, constituem um alimento bastante nutritivo e são utilizados na alimentação humana, sendo também apreciados por outros animais, como as aves e os porcos. A madeira reúne grande variedade de aplicações, na construção, já foi usada para forros, soalhos e vigas, e ainda para fabrico de pasta de celulose, entre outras aplicações.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com