BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Taxus baccata L. 'Fastigiata'
Nome comum
teixo-colunar, teixo, teixo-fastigiato
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

Taxus baccata, é oriundo da Europa, oeste da Ásia e norte de África.

Habitat

Taxa obtida em viveiro a partir da espécie Taxus baccata.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O teixo-colunar é uma cultivar do teixo (Taxus baccata), com as folhas dispostas em várias filas, em espiral, mais densas e porte colunar. Arbusto de folhagem verde-escuro, persistente, Possuem o tronco com casca castanha-avermelhada escura que se desprende em tiras ou placas. Folhas lineares, verde-escuras, glabras, curtamente pecioladas, alternas, dispostas em espiral o longo do ramos. Espécie dióica, exemplares masculinos produzem os cones na axila das folhas, amarelos, formados por 6 a 14 escamas polínicas que se elevam num pé, de contorno poligonal; estão protegidos inferiormente por um invólucro de brácteas alaranjadas. Nos teixos femininos as inflorescências são solitárias e nascem na axila das folhas, têm forma ovóide e estão rodeadas na base por uma bráctea verde, fazendo lembrar uma pequena bolota. Esta bráctea desenvolve-se na maturação para formar um invólucro carnudo vermelho que rodeia quase completamente a semente (arilo), vermelha quando madura, vistosa e de sabor adocicado. Frutos de maturação anual.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Abril
Inflorescência
Cor da Flor
laranja
Tipo de Folha
Inserção de Folha
dística
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
pseudo-fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Como espécie ornamental é utilizada em parques e jardins, pelo porte que exibe e pelas formas e desenhos que pode proporcionar. No Parque de Serralves, além desta cultivar, podemos encontrar a cultivar ‘Repens’, de porte rasteiro.

Aplicações

Tal como o Taxus baccata, esta cultivar é uma planta muito tóxica exceto o arilo carnudo que serve de alimento às aves que a disseminam (pombo torcaz).

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com