BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Cleyera japonica Thunb. 'Tricolor'
Nome comum
sakaki
Familia
cult.
Tipo de origem
Origem

Ásia (China, Japão, Coreia, Taiwan, Índia e Tailândia).

Habitat

Surge nas camadas mais baixas dos bosques de folhosas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Thunb.

Descrição

Sakaki é  um arbusto perenifólio que pode alcançar os 5 m de altura, com os ramos rígidos, glabros e estendidos. As folhas são coriáceas oblongo-lanceoladas, com 4 a 10 cm de comprimento, com o ápice obtuso e a base cuneiforme; possuem a margem inteira e são verde-escuras, reluzente na página superior e, algo mais pálidas na inferior. A cultivar ‘Tricolor’ possui as margens das folhas maculadas de creme e tons rosa. As flores são solitárias ou em grupo com disposição axilar, brancas ou amarelo-esbranquiçadas, com cerca de 1,2 cm de diâmetro, aromáticas, sobre pedicelos com 8 a 12 mm de comprimento; possuem 5 sépalas desiguais e 5 pétalas ligeiramente unidas na base; numerosos estames (25 a 30) unidos na base da corola. O fruto é baciforme, negro na maturação, com numerosas sementes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Agosto
Fim de Floração
Setembro
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Novembro
Observações

No Japão, Cleyera japonica é considerada uma árvore sagrada, pelo Xintoísmo (espiritualidade tradicional dos Japoneses), sendo comum como oferenda religiosa.

Aplicações

É uma espécie com algum interesse ornamental, principalmente esta cultivar de folhas matizadas de creme. Apreciado pelo aroma intenso das suas flores (aroma a jasmim), atraindo muitos insetos e passeriformes. A sua madeira é utilizada para construção de utensílios, materiais de construção e combustível.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com