BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco
Nome comum
pinheiro-do-oregon, abeto-de-douglas, abeto-de-oregon
Tipo de origem
Origem

América do Norte Ocidental (desde o Canadá até ao México).

Habitat

Ocorre naturalmente nas florestas de coníferas da costa Oeste da América do Norte, normalmente em solos húmidos, siliciosos, preferencialmente em serras e montanhas (0-3000 m).

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
(Mirb.) Franco

Descrição

Pseudotsuga menziesii é uma árvore de grande porte, que em condições naturais pode alcançar os 100 m de altura, de copa cónica ou piramidal formada por ramos mais ou menos horizontais, dispostos em falsos verticilos. Tronco direito, colunar, com casca cinzenta, lisa, coberta de abundantes vesículas proeminentes; com a idade fica gretada longitudinalmente tornando-se acastanhada. Folhas persistentes, aciculares, de 15 a 35 mm, verde-claras na face superior e mais ou menos esbranquiçadas na inferior, por estar coberta por bandas estomáticas; são quase planas e dispõem-se em espiral sobre os ramos, com tendência a formar bandas opostas (subdísticas). Inflorescências monóicas, cones masculinos cilíndricos, amarelo-alaranjados, de 1,2 a 2,3 cm; cones femininos verde amarelados, por vezes rosado-violáceos. Pinhas ovóides ou algo cónicas, pendentes, de 7 a 10 cm de comprimento; escamas salientes, divididas no ápice em 3 ganchos estreitos, que ultrapassam as escamas seminíferas; estas possuem o bordo arredondado e cada uma protege 2 pinhões alados; a pinha não se desintegra na maturação.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
laranja
Tipo de Folha
Inserção de Folha
dística
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O restritivo específico é dedicado ao naturalista Archibald Menzies (1754-1842), que descobriu esta espécie em 1795. O nome de abeto-de-douglas explica-se por ter sido o botânico David Douglas (1798-1834). É considerada a espécie florestal mais importante do Oeste dos Estados Unidos, de onde se calcula que represente cerca de 60 % do total de árvores, competindo em tamanho e corpulência com a Sequoia e Sequoiadendron. Em Portugal julga-se ter sido introduzida em 1840 no Parque da Pena em Sintra pelo Rei D. Fernando II. Actualmente, esta espécie já se encontra bastante difundida, adaptando-se perfeitamente às condições ecológicas de nível montanhoso e sub-montanhoso, no Centro e Norte do país.

A mais alta Pseudotsuga, situa-se em Riderwood no Estado de Washington nos E.U.A, tem 99 m de altura, sendo considerada a 7ª árvore mais alta do Mundo, logo a seguir a seis Sequioa sempervirens na Califórnia.

Aplicações

As folhas do pinheiro-de-oregon, quando amachucadas libertam um odor agradável e aromático. É uma árvore de crescimento rápido, muito adequada para repovoamentos em climas húmidos, pois tem um rendimento em madeira superior a todas as outras coníferas europeias. A madeira é dura, resistente, e fácil de trabalhar, com peso médio. É utilizada para fabrico de pasta de papel, como combustível e sobretudo como madeira para construção de vigas, pilares, postes etc.. 

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com