BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Howea forsteriana (F.Muell.) Becc.
Nome comum
palmeira-kentia, quência, kentia, palmeira-do paraíso, palmeira-de-interiores
Tipo de origem
Origem

Endémica da Ilha Lord Howe (Oceânia)

Habitat

Cresce em clima subtropical, em colónias extensas abaixo dos 875 metros de altitude.

Folha
Porte
Tronco
Autor
(F.Muell.) Becc.

Descrição

O espique da palmeira-kentia pode atingir 20 metros de altura, sendo mais dilatado na base e possuindo anéis bem marcados, que são cicatrizes resultantes da queda das folhas. As folhas são pinadas, podem atingir cerca de 3 metros de comprimentos, com longos folíolos lineares e pendentes, verde-escuros na página superior e verde mais claro na página inferior.

As inflorescências são panículas com cerca de 1 metro de comprimento. As flores são brancas dispostas em tríades (2 masculinas e 1 feminina). Possuem numerosos estames. Os frutos são drupas, elipsoides, com cerca de 1,5 (4) cm de comprimento, inicialmente verdes a alaranjados e gradualmente adquirem a cor vermelho-escura quando maduros.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Agosto
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Observações

Embora endémica da Ilha de Lord Howe, a palmeira-kentia tornou-se cosmopolita, por ser muito tolerante a diversos climas, adaptando-se também a interiores com pouca luminosidade. A sua manutenção não requer grandes cuidados e o seu crescimento é bastante lento o que favorece a sua aptidão como planta de interiores. É resistente à salinidade das zonas litorais, mas deve ser protegida dos ventos fortes que podem danificar as suas folhas. Multiplica-se por sementes que devem ser colhidas de frutos totalmente maduros, o que pode levar 3 a 4 anos, e plantados imediatamente. A germinação é muito irregular e pode levar 2 meses a 3 anos a ocorrer. A quebra da dormência em água quente melhora as taxas de germinação.

Aplicações

A palmeira-kentia é muito utilizada como ornamental, valorizando projetos paisagísticos e de decoração. É uma das palmeiras mais utilizadas em interiores.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com