BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Camellia reticulata Lindl.
Nome comum
cameleira, camélia
Tipo de origem
Origem

Sudoeste da China.

Habitat

Prospera em solos ricos em matéria orgânica e ácidos (pH 4.5-6.5), com preferência por locais sombrios.

Flor
Folha
Porte
Tronco
Autor
Lindl.

Descrição

A Camellia reticulata é uma pequena árvore ou arbusto de folhagem persistente que pode atingir 15 m de altura. Apresenta uma casca de cor cinza-escuro e os seus ramos são robustos, rígidos e desprovidos de pêlos. As suas folhas são alternas, elípticas, delgadas e pontiagudas, de cor verde opaca, com as margens finamente e regularmente dentadas. Localizadas nas pontas dos ramos, surgem botões florais densamente sedosos e aveludados que dão origem às flores, que surgem solitárias, com 7 a 15 cm de comprimento. As flores são compostas por 5 a 7 pétalas, de cor rosada, de formato obovado ou em forma de espátula (espatulado). O fruto é uma cápsula carnuda. As sementes apresentam uma forma irregular, geralmente arredondadas, sem asas.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Fevereiro
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
solitária
Cor da Flor
cor de rosa
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
dentada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Camellia brevigyna é uma sinonímia da Camellia reticulata, referindo-se à mesma espécie. Embora a C. reticulata seja uma planta resistente, é importante que seja cultivada em locais abrigados uma vez que as suas flores são suscetíveis a condições atmosféricas adversas, tais como geada, chuva intensa e vento e luz solar fortes.

É possível notar que existe uma grande diversidade de flores da C.reticulata, quer em tamanho, cor e forma. A explicação é muito simples e deve-se ao facto de esta espécie ter sido cruzada, ao longo do tempo, com várias outras espécies, dando origem a numerosos híbridos com flores espetaculares, de diferentes tamanhos, cores intensas e diversas. 

Aplicações

A Camellia reticulata tem um importante valor ornamental, sendo o seu cultivo adequado para jardins urbanos, apresentando uma elevada resistência contra a poluição urbana.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com