BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Acer campestre L.
Nome comum
bordo, ácer, ácer-campestre, bordo-comum
Tipo de origem
Origem

Europa (Dinamarca, Polónia e Bielorrúsia), sudoeste da Ásia (Turquia ao Cáucaso) e norte de África (montanhas do Atlas).

Habitat

Isolados nas orlas dos bosques ou formando pequenos bosquetes em zonas de carvalhais, castinçais, sobre solos frescos, sem preferência edáfica.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

O ácer-campestre é uma árvore caducifólia que pode chegar aos 20 m de altura. As folhas são opostas, longamente pecioladas, algo coriáceas e de cor mais pálido na página inferior; quando novas possuem muitos pelos, medem geralmente de 3 a 8 cm, cordiformes na base e palmadas, com 5 lobos profundos e obtusos, os exteriores são, por vezes, muito reduzidos, podendo mesmo não existir. As flores estão dispostas em inflorescências pendentes, corimbosas; verdes, com cálice e corola bem desenvolvidos. São quase sempre unissexuais, mas também podem ser poligâmicas. O fruto (sâmara) é provido de 2 asas membranosas, que se estreitam um pouco na base e acabam por se afastar, formando um ângulo próximo de 180º.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
verde
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
lobada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Cultiva-se frequentemente como árvore de sombra e também para formar sebes, pois aguenta muito bem as podas. Muito semelhantes à zelha (Acer monpessulanum), sendo frequentemente confundido com este, no entanto as folhas da zelha são mais ásperas e mais pequenas, só com 3 lóbulos de tamanho semelhante, ovados e inteiros e asas do fruto em ângulo agudo ou paralelo.

Aplicações

A madeira desta espécie é dura, compacta e amarelada, muito apreciada em carpintaria para móveis. Outrora as suas folhas e brotos, eram utilizados como alimento para o gado.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com