BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Quercus rubra L.
Nome comum
carvalho-vermelho-americano, carvalho-americano, roble-americano
Tipo de origem
Origem

América do Norte.

Habitat

Florestas de folhosas, associado a outras espécies (Quercus spp., Acer spp., Fraxinus spp.), em vales e margens de rios, com clima temperado e altitudes não muito elevadas.

Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Árvore que pode chegar aos 25(50) m no seu lugar de origem. Copa ampla e ramos mais ou manos rectos. Folhas membranáceas, caducas, de ovadas a obovadas, com 7 a 11 lóbulos triangulares providos de 1 a 3 dentes, glabras, de um verde mate na página superior e algo glauca na página inferior, com pubescência nas axilas das nervuras. Antes de cair, as folhas ficam vermelhas. Inflorescências em amentilhos amarelo-acastanhados, os masculinos com 5 a 12 cm, fasciculados na axila das folhas superiores. Frutos (glandes) solitários ou geminados, de maturação bienal; aquénio com 2-3 cm; cúpula mais ou menos comprimida, discoidal, com escamas ovadas, delgadas e aplicadas. O fruto é de maturação bienal.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
amarelo
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
lobulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

É uma árvore que se cultiva em explorações florestais, para exploração da sua madeira, no norte e oeste da Península Ibérica. Também é plantada com fins ornamentais, em parques e jardins.

Aplicações

Cultivada pela madeira, pelo abrigo que proporciona e pelo valor ornamental, principalmente no outono, onde as suas folhas apresentam uma coloração vermelha intensa antes de cair.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com