BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Viburnum tinus L.
Nome comum
folhado, laurestim, folhado-comum, milfolhado
Tipo de origem
Origem

Europa (Região Mediterrânica e Macaronésia).

Habitat

Ocorre naturalmente em matagais, bosques perenifólios e em galerias ripícolas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Arbusto sempre-verde, raramente ultrapassando os 6 m de altura, com ramos angulosos. Possui uma folhagem muito densa, constituída por folhas simples, inteiras, curtamente pecioladas, oposto-cruzada, sem estípulas. Limbo de contorno ovado-oblongo ou lanceolado, com a margem inteira, de cerca de 10 cm de comprimento, verde-escuro, sendo mais claro na página inferior. As flores reunidas em cimeiras corimbiformes, bastante amplas e quase planas, até 10 cm de diâmetro, no ápice dos ramos. São hermafroditas e possuem uma corola curta, campanulada, com 5 lóbulos brancos, por vezes corados de rosa, principalmente início da floração. Apresentam 5 estames curtos, que alternam com as pétalas e um ovário com estilete curto e estigma trilobulado. O fruto é uma drupa, não comestível, ovoide, com 5 a 8 mm de comprimento, de cor azul metálico quando maduro, carnudo, com uma semente.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Janeiro
Fim de Floração
Março
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

O epíteto específico, tinus, significa “louro silvestre”, tendo sido aplicado por Plinio, e posteriormente por Clusio, pelo facto da folha ser parecida com a do loureiro. O folhado é cultivado frequentemente como ornamental, exigindo poucos cuidados. Tem flores e frutos muito duradouros, e a folhagem é sempre-verde e muito decorativa. Reproduz-se facilmente por semente. Existem várias cultivares, como por exemplo, a “Strictum” que tem porte erecto, cónico, e a “Variegatum”, com as folhas variegadas de amarelo ou creme e flores rosadas.

Está protegido por lei nas Baleares (relacionado com fins comerciais).

Aplicações

Os frutos do folhado já foram utilizados como purgante, e para combater a hidropisia (acumulação de líquido seroso numa cavidade), contudo actualmente não é aconselhável o seu uso, pois podem provocar inflamações na boca, sendo os seus efeitos pouco conhecidos. As folhas esmagadas terão sido utilizadas como febrífugo.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com