BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Ilex aquifolium L.
Nome comum
azevinho, zebro, pica-folha, visqueiro, xardo
Tipo de origem
Origem

Sul e oeste da Europa, norte de África e oeste da Ásia. Na Península Ibérica é especialmente abundante nas regiões setentrionais.

Habitat

Ocorre espontaneamente em bosques e matagais húmidos, carvalhais e nas margens de água, bem como em encostas montanhosas ensombradas da sua área de distribuição, até 1600 m.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Espécie sempre-verde, dioica, que possui um porte arbustivo ou arbóreo, podendo atingir 20 m de altura. Tronco direito com casca lisa e cinzenta, tornando-se rugosa com a idade. Folhas simples, alternas, lanceoladas ou ovado-oblongas, coriáceas e lustrosas na página superior, onduladas e de margem espinhosa, por vezes praticamente lisa. As flores são pequenas, até 1 cm de diâmetro, brancas, funcionalmente unissexuais e surgem em pequenos cachos na zona de inserção das folhas. O fruto é uma drupa carnuda, esférica até 1 cm de diâmetro e com 4 a 5 sementes, muito atrativo pela sua cor vermelho-vivo.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
espinhosa
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

Conhecida pela sua beleza e particularmente pela utilização como ornamental na quadra natalícia, o azevinho tornou-se raro enquanto planta espontânea, pelo que houve necessidade de a proteger por Lei através do Decreto-Lei nº 423/89, de 4 de Dezembro, que proíbe a colheita dos seus ramos e o corte na meio Natural.

Aplicações

É uma das espécies mais cultivada como ornamental em parques e jardins pela sua beleza e resistência à poluição. Possui uma madeira dura, difícil de trabalhar, contudo apreciada para trabalhos de marcenaria. Como planta medicinal, às folhas são atribuídas propriedades diuréticas e os frutos, que são tóxicos, são purgantes e provocam o vómito.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com