BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Pyrus communis L. subsp. pyraster
Nome comum
pereira-brava
Familia
subsp.
Tipo de origem
Origem

Cáucaso e este da Europa.

Habitat

Sebes, bosques e matas luminosos.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

A pereira brava é uma árvore de folha caduca, até 12 m de altura. Casca cinzenta-acastanhada, lisa quando jovem e reticulada a fendida mais tarde, com robustos espinhos nas extremidades dos ramos. Folhas orbiculares a ovadas com pecíolo fino e mas comprido que o comprimento da folha, ápice agudo e frequentemente truncadas na base. Margem crenulada ou finamente serrilhada, quase inteira. Flores reunidas em corimbos na extremidade dos ramos, tomentosos na rebentação e glabros na frutificação. Flores brancas com cerca de 2,5 cm de diâmetro. Fruto é um pomo, globoso a turbinado, geralmente coroado pelo cálice marcescente, pardo e com pedúnculo grosso e rígido

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
crenada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Julho
Observações

Pyrus communis reune um variado grupo de formas diferenciadas essencialmente pelas formas de cultura, com melhor sabor do fruto (pera) e mais doce (P. communis; P. communis var. sativa) e pelas formas selvagens, com peras mais ásperas, pequenas e de sabor acre (P. communis subsp. pyraster). Nem todos os autores aceitam a subsp. pyraster como válida. Seguimos os autores que aceitam esta subespécie, porque em Serralves há dois tipos muito distintos de Pyrus communis, sendo que a subsp. pyraster possui folha mais arredondadas com pecíolos muito compridos e fruto de menores dimensões.

Aplicações

Os seus frutos, as peras são nitidamente mais pequenas que as das formas cultivares, de cor amarelo a vermelho e comestíveis, mas muito duras e ácidas.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com