BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Crataegus monogyna Jacq.
Nome comum
pilriteiro, escambrulheiro, espinha-branca, cambroeira, espinheiro-alvar, espinheiro-branco, espinheiro-ordinário, estrapoeiro, estrepeiro, pirliteiro, abronceiro, escalheiro
Tipo de origem
Origem

Grande parte da Europa, Ásia e Norte de África.

Habitat

Locais frescos, húmidos, colonizando vulgarmente margens de cursos de água e bosques de folhosas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
Jacq.

Descrição

É um arbusto ou pequena árvore caducifólio, de 2 a 5 m de altura, podendo atingir 10 m, bastante ramificado e espinhoso. A casca é castanha e fendida. As folhas são simples, alternas, com pecíolo bem desenvolvido e lâmina obovada, espatulada, fendida mais ou menos profundamente em 3 a 7 lóbulos desiguais e estreitando, em forma de cunha, na base; são algo coriáceas, glabras, verde-escura na página superior e lustrosas; as estípulas são inteiras, grandes e foliáceas, com a margem dentada. Inflorescência em corimbos, de flores com 5 pétalas obovadas livres, branco-rosáceas. O cálice possui 5 sépalas. O gineceu contém 1 estilete branco-esverdeado e o androceu numerosos estames com anteras rosadas. O fruto é um pirenário (pomo com um só caroço), globoso ou ovóide, vermelho-vivo, coroado por sépalas deflexas geralmente um pouco mais compridas que largas; com um só caroço, não comestível.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Março
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
lobulada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
pirenário
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Agosto
Observações

O pilriteiro, apesar de ser um arbusto silvestre, é muito frequente como planta ornamental, sendo muito decorativo quando em floração ou frutificação. Dão alimento e refúgio a numerosos animais pequenos (insetos, aves canoras, pequenos mamíferos), pelo que é necessário conservá-lo, não só no seu estado natural, mas também em jardins e parques. O nome do género provém do adjectivo grego Krataios: forte, robusto, alusivo à sua madeira que é duríssima, e muito resistente, de cor branca ou rosada, apreciada em tornearia e boa como combustível e para fabrico do carvão. O nome monogyna, provém do grego mono = um e gynos = pistilo. É uma planta melífera.

Aplicações

Com interesse ornamental. Em certos países os seus frutos são utilizados na preparação de bebidas alcoólicas. Os frutos são ainda utilizados pelas suas propriedades diuréticas e adstringentes, atualmente são-lhe atribuídos ação de hipotensores. A flor do pilriteiro é utilizada em infusão, como regulador do ritmo cardíaco e goza também de propriedades sedativas. O pilriteiro pode ser utilizado como porta-enxerto de pereiras. Utiliza-se para formar sebes espinhosas resistindo bem às podas. Recomendada para zonas urbanas poluídas e zonas litorais.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com