BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Sorbus aucuparia L.
Nome comum
tramazeira, passarinhos, cornogodinho, escancerejo, sorveira-brava, sorveira-dos-passarinheiros
Tipo de origem
Origem

Espécie amplamente estendida pela Europa e Ásia. Espontânea em Portugal, acima de 1000 m, nomeadamente nas serras do Gerês, Cabreira, Larouco, Montesinho, Roboredo e Estrela.

Habitat

Orlas de bosques caducifólios e pinhais, por vezes em zonas abertas e matagais, em solos siliciosos de zonas montanhosas.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

Árvore de até 15 (20) m de altura, caducifólia e inerme, com pernadas erecto-patentes. Ritidoma esbranquiçado e liso, por fim anegrado e fendido. Gomos ovóide-afilados. Folhas compostas, imparifolioladas, alternas, com 10 a 20 cm de comprimento, com 5 a 7 pares de folíolos, cada com 2,5 a 6 cm, oblongo-lanceolados, serrados nas margens, com página-inferior verde-acinzentada. Flores brancas, com 8 a 10 mm de diâmetro, dispostas em panículas umbeliformes, terminais. Os frutos são pomos ovóides, dispostos em cachos densos, vermelho-alaranjados, persistindo bastante tempo na árvore.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
caducifólia
Ínicio de Floração
Maio
Fim de Floração
Junho
Inflorescência
panícula umbeliforme
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
composta
Inserção de Folha
alterna
Margem da Folha
serrada
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Sorbus, é o nome latino dos seus frutos; aucuparia, do latim aucupor, quer dizer colher pássaros, alusivo aos seus frutos serem apreciados por inúmeros pássaros.

É uma espécie de exigências mínimas. Os frutos mantêm-se na árvore até ao Inverno, são comestíveis, mas pelo seu alto teor de tanino e de ácido málico têm um sabor ácido e até amargo.

Multiplica-se por semente e as variedades por enxertos. A tramazeira é muito apreciada como árvore ornamental, pelas sua flores e especialmente pelos seus frutos, existindo diversas cultivares: ‘Asplenifolia’, ‘Edulis’, ‘Fastigiata’, ‘Pendula’, etc.. 

Aplicações

A madeira da tramazeira é utilizada em tornearia. Os seus frutos são usados para fazer marmelada e compotas. A aguardente obtida dos seus frutos, é utilizada no fabrico de óptimos vodkas. Os frutos têm propriedades adstringentes, pela sua riqueza em taninos, e antiescorbútica, pelo conteúdo em vitamina C.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com