BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Ligustrum ovalifolium Hassk.
Nome comum
alfenheiro-oval, alfenheiro, ligustro
Tipo de origem
Origem

Ásia (Japão e Coreia).

Habitat

Bosques e matos de baixa altitude.

Flor
Folha
Autor
Hassk.

Descrição

É semelhante ao Ligustrum vulgare, diferindo deste por possuir rebentos glabros, folhas mais arredondadas e geralmente persistentes, panículas glabras e tubo da corola com 2-3 vezes o tamanho do limbo. É um arbusto de 1-3 m, que raras vezes alcança os 5 me apenas perde as folhas em invernos mais rigorosos. Folhas elíptico-ovadas ou oblongas, acuneadas na base, verde-escuras na página superior e amarelo-esverdeadas na inferior, curtamente pediceladas. Flores hermafroditas, pequenas, em panículas terminais, cálice campanulado, 4-lobado. Corola assalveada, claramente mais larga que os lóbulos, branca. As flores possuem um odor algo desagradável. O fruto é uma drupa anegrada.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Junho
Fim de Floração
Julho
Inflorescência
Cor da Flor
branco
Tipo de Folha
Inserção de Folha
oposta
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
Maturação do Fruto
Setembro
Observações

Encontra-se por vezes aclimatizado. O nome genérico, Ligustrum, era já utilizado pelos Romanos e foi mantido por Lineu; segundo alguns autores deriva do vocábulo latino ligare, que significa atar, por os seus ramos terem sido utilizados com este fim.

Aplicações

É muito utilizada para formar sebes, aguentando muito bem as podas. São várias as aplicações dos ligustros. A madeira de alguns, por exemplo, do Ligustrum vulgare, é dura e elástica, pelo que se fabrica com ela pequenos objectos torneados; com os seus ramos confeccionavam-se cestos, de forma análoga ao vime, já que se assemelham a este, na flexibilidade. As folhas são de paladar amargo e têm-se usado como medicinais pelas suas propriedades adstringentes (contraem os tecidos, os capilares, os orifícios e tendem a diminuir as secreções das mucosas) e na prisão de ventre; também se atribuem propriedades adstringentes às flores e frutos, juntamente com as propriedades refrigerantes, embora alguns autores, não aconselhem o seu uso interno. As suas folhas dissecadas e reduzidas a um pó fino, constituem a alfena, utilizada como corante. Por isso o Ligustrum é também conhecido por alfenheiro. Também os frutos fornecem uma matéria corante negra, avermelhada, que de acordo com alguns autores, ter-se-á utilizado para dar mais cor aos vinhos.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com