BIODIVERSIDADE NA WEB / SERRALVES
Nome Científico
Casuarina equisetifolia L.
Nome comum
casuarina, pinheiro-casuarina
Tipo de origem
Origem

Oceânia, nomeadamente Austrália, Nova Zelândia, e sudoeste da Ásia (Bangladesh, Bornéu, Camboja, Ilhas Fiji, Indonésia, Malásia, Papua Nova Guiné, Filipinas, Samoa, Ilhas Salomão, Tailândia, Tonga, Vanuatu e Vietnam).

Habitat

Restrita a uma estreita faixa costeira, incluindo dunas e zonas arenosas imediatamente adjacentes. Na sua área de distribuição natural muitas vezes é a única árvore presente na vegetação de praia.

Flor
Fruto
Folha
Porte
Tronco
Autor
L.

Descrição

A casuarina é uma árvore de 6 a 35 m de altura, monoica. Possui ramos estriados longitudinalmente, com numerosas articulações que fazem lembrar o caule do género Equisetum. As folhas estão reduzidas a escamas e dispõem-se em verticilos à volta das articulações, de 6 a 8 (9) folhas por verticilo, unidas normalmente na base, formando uma espécie de bainha (só visíveis à lupa). As flores são unissexuais, reunidas numa inflorescência; as masculinas terminais em inflorescências espiciformes cilíndricas; e as femininas na axila das folhas, em inflorescências cónicas ou ovóides. Os frutos são aquénios, agrupados numa infrutescência globosa de 10-17 mm de diâmetro, rodeada por bractéolas proeminentes.

Forma de Vida
Tipo de Reprodução
Perenidade
perenifólia
Ínicio de Floração
Abril
Fim de Floração
Maio
Inflorescência
Cor da Flor
laranja
Tipo de Folha
Inserção de Folha
verticilada
Margem da Folha
inteira
Limbo da Folha
Tipo de Fruto
Consistência do Fruto
seco
Maturação do Fruto
Outubro
Observações

A casuarina é uma árvore que se confunde vulgarmente com as coníferas por apresentarem uma infrutescência lenhosa semelhante a uma pinha e pelas suas folhas peculiares, que fazem lembrar acículas, mas na realidade são folhas reduzidas a escamas que se dispõem em verticilos.

As casuarinas estão muito bem adaptadas a climas secos, representado numerosas adaptações a este tipo de habitats.

É uma espécie invasora nas Ilhas Bermudas, na Flórida e no Brasil.

Aplicações

Espécie muito utilizada como ornamental em parques, jardins e arruamentos, sendo resistente à poluição urbana. A madeira é muito dura e muito apreciada em marcenaria. Na Península Ibérica as árvores deste género encontram-se unicamente cultivadas com fins ornamentais.

Adicionar ao comparador Ir para o comparador Ficha da especie
Seara.com