Ásia (Japão).
Árvore que pode alcançar 35 m de altura, sempre-verde, com a copa piramidal e ramificação estendida e ascendente na parte mais alta da árvore. Possui folhas de dois tipos, escamiformes sobre os ramos compridos e folhas aciculares de 8 a 15 cm de comprimento dispostas em verticilos de 10 a 30. São de cor verde-escuro brilhante. Os verticilos encontram-se alojados uns nos outros, fazendo lembrar as varetas de um guarda-chuva. Flores masculinas agrupadas em densos glomérulos na extremidade dos ramos; flores femininas solitárias e terminais. Pinhas ovóides, de 5 a 10 cm de comprimento, acinzentadas, persistindo na árvore depois da disseminação das sementes.
Sciadopitys, do grego skiados significa guarda-chuva e pitys significa pinheiro, alusivo à disposição das folhas. verticillata, do latim verticillatus-a-um, alusivo à disposição verticilada das suas folhas.
No Japão existem alguns exemplares notáveis, seculares.
Multiplica-se por sementes e tem um crescimento muito lento. A sua madeira é avermelhada, elástica e resistente; é utilizada em construções hidráulicas e para construir barcos. Produz um óleo utilizado na preparação de vernizes. Espécie com grande valor ornamental, normalmente de colecção.