América do Norte (este e norte da América).
Margens dos rios, geralmente em solos arenosos. Árvores ocasionalmente encontradas em pântanos profundos, muitas vezes submersas.
O ácer-prateado é uma árvore caducifólia que pode atingir 40 m de altura, com casca cinzenta, lisa, que se desprende em escamas com a idade. As folhas possuem 5 lóbulos acuminados, irregularmente dentados, ultrapassando a metade do limbo (palmatissetas). As folhas são verdes brilhantes na página superior e prateadas na página inferior (características que o diferencia dos outras espécies de Acer). As flores são verde-amareladas ou verde-avermelhadas, reunidas em corimbos pendentes que aparecem antes das folhas. O fruto é uma de dupla sâmara (dissâmara), com as asas divergentes.
Multiplica-se por semente e tem um crescimento rápido. Espécie bastante tolerante a solos húmidos ou secos. Do nome latim saccharinum, quer disser açucarado, devido à sua seiva ser rica em sacarose e sais minerais. Existem inúmeras cultivares, das quais se destacam: ‘Laciniatum’, ‘Albovariagatum’, ‘Longifolium’, ‘Pyramidale’, ‘Tripartitum’, etc.
A madeira da espécie Acer saccharinum é bastante suave. É uma árvore usada como ornamental em parques e jardins.